Depois de 10 dias de festividades, nesta quinta-feira, dia 27, a igreja católica, celebra o dia da Padroeira Nossa Senhora dos Prazeres, que traz o tema “Maceió vos venera Maria, tomai conta de nossa cidade”. Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, não haverá a tradicional procissão e uma carreata sairá da Catedral Metropolitana até a cidade de Marechal Deodoro.

De acordo com a arquidiocese, às 9h acontece a celebração solene presidida pelo arcebispo Antônio Muniz na Catedral e também haverá missas em todas as paróquias, de forma presencial e online. Ao meio dia haverá outra missa e às 16h a carreta sairá da Catedral.

Dom Antônio explicou que, ao chegar em Marechal, os motoristas passarão pela imagem de Nossa Senhora dos Prazeres e serão abençoados, seguindo assim todas as normas de segurança estabelecidas pela Diocese e pelos órgãos oficiais. “Em seguida será celebrada a missa na igreja de Santa Maria Madalena de forma online e presencial apenas para os sacerdotes. Os fiéis poderão acompanhar a celebração nos perfis da Arquidiocese nas redes sociais”, explicou o arcebispo.

“Em plena travessia da pandemia do novo coronavírus a Igreja de Maceió é convidada a celebrar a Festa da sua Padroeira Nossa Senhora dos Prazeres, atendendo assim ao convite real e urgente de Nosso Senhor Jesus Cristo para que em todos os recantos da terra das Alagoas seja renovada a esperança da vida que todos queremos conquistar: sem males, sem doenças, sem ameaças, sem mortes”, disse o arcebispo metropolitano Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm.

Os novos tempos impostos pela pandemia obrigaram a sociedade a mudar sua forma de agir e de se comportar, no entanto, essas alterações não impediram os fiéis de demonstrar sua fé. “Se a sociedade civil já descobriu que não é mais possível viver o modelo antigo de organização social que, a duras penas, manteve até bem pouco tempo, os cristãos católicos também são provocados pelo Espírito de Deus que nos convoca, insistentemente, a reconhecer a necessidade de pensar novos modelos de vivência da fé bem como descobrir novos caminhos, roupagens, espaços, lugares onde Deus pode ser experimentado, conhecido”, comentou o arcebispo.

A estudante Marcia Santos, comenta que, todo o ano participa da procissão e das festividades de Nossa Senhora dos Prazeres. “Este ano, infelizmente, tivemos que nos adaptar à nova forma de viver, mas isso não diminuiu a minha fé nem a minha vontade de celebrar”, comentou.

A jovem ressaltou que, além de acompanhar a missas de forma online, para poder compartilhar o momento com seus pais, também já se inscreveram para participar da carreta até a cidade de Marechal Deodoro, acompanhar o encerramento da festa e receber a bênção de Nossa Senhora dos Prazeres.

*Com assessoria \ CADA MINUTO

Gabriela Flores*