O convidado do Cada Minuto Entrevista desta semana é o pré-candidato à prefeitura de Maceió, pelo partido Patriota, Josan Leite. O engenheiro por formação, disse em entrevista que Maceió precisa de cuidados e uma atenção técnica e afirmou que apesar da polarização, salientou que “administração pública não é direita e nem esquerda, é competência”, disparou.

Josan, que já foi candidato ao Governo do Estado, contra Renan Filho, obteve na última disputa xx votos e agora espera também ter uma boa colocação.

Confira a entrevista completa:

01 – Essa divisão entre direita e esquerda no país, pode interferir no resultado das eleições municipais?

Eu acredito que a população tem cada vez mais aprendido sobre política, tem buscado se informar, o que é direita e o que é esquerda, pra que possa se posicionar. O que é conservadorismo, que era uma palavra, até bem pouco tempo, bem desconhecida.

As pessoas estão buscando mais informações, e a internet está aí para isso. Acredito que em Maceió, essa realidade não é diferente, temos uma população mais bem instruída, mais escolarizada, e que acaba buscando mais informações, como consequência disso tudo.

Vejo isso como naturalidade, acho que faz parte do amadurecimento político. Durante muito tempo as pessoas votavam sem se preocupar em que lado estavam, e até diziam que não tinham um lado, mas todos nós temos. Isso é determinado pelas nossas ações e pelo nosso comportamento. Esse descobrimento vai impactar também nas eleições de 2020.

02 – Por qual motivo o senhor aceitou o convite de entrar na disputa pela prefeitura de Maceió?

Eu já estava até imaginando que não iria sair candidato. Acabei sendo procurado pelo partido, pois eles procuravam uma pessoa com um perfil muito semelhante ao meu. Imagino que eles tenham conversado com outras pessoas, mas foi comigo que tudo se acertou.

Na nossa conversa, aceitei a ser o nome do partido, e fiz duas exigências, uma foi montar o diretório municipal do meu jeito, já que o estadual já estava montado, e a segunda exigência foi que eu tivesse essa liberdade e que pudesse montar um secretariado com uma equipe técnica e sem influência do partido.

Isso tudo não tem bandeira, administração pública não é direita e nem esquerda, é competência. Quando a gente vai fazer um asfalto, fazer uma boca de lobo, cuidar da nossa cidade, isso não é necessariamente direita ou esquerda, é técnica.

Dentre os candidatos que estão, há muito pouco conhecimento em relação a isso.

Em nosso partido, não temos nenhum político de mandato e nem de carreira, muito pelo contrário, temos profissionais liberais, gente do povo, e essa sempre foi nossa proposta.

03 – O Patriota já foi procurado por outros pré-candidatos na tentativa de aglutinar outras candidaturas?

O Patriota foi procurado pelo Cabo Bebeto, que está apoiando o PSB, mas não faz parte da nossa linha de pensamento. O partido foi muito claro em dizer que não abriria mão da candidatura majoritária.

04 – Essa junção das duas máquinas, prefeitura e estado, na busca pela administração da cidade provoca alguma desigualdade entre os candidatos?

Eu não acredito que ele seja fundamental. Houve uma junção em torno do nome do Alfredo, de antigos inimigos políticos. Há registros de xingamentos nas redes sociais, o que mostra que eles estão se juntando por mais um conchavo, por interesses futuros e não interesse na prefeitura de Maceió. Essas atitudes são destrutivas. O governador todo mundo sabe que está preocupado com a próxima eleição, pois ele quer senador, o atual prefeito está preocupado em ser candidato a governador. Eu tenho certeza que o povo de Maceió dará a resposta. Esse é o rumo do abismo, e já estamos na beira dele.

05 – Em caso de segundo turno envolvendo um dos três nomes mais fortes, qual senhor mais se identifica e poderia estudar a possibilidade de apoiar?

Eu trabalho na área de engenharia e planejamento, quando a gente define um projeto, a gente primeiro executa esse projeto, e o nosso, é ganhar a eleição, eu não penso em nenhuma outra possibilidade.

06 – Como você avalia a gestão do atual prefeito Rui Palmeira?

Eu acredito que Maceió tá precisando respeito, de cuidados e de energia. A palavra que eu tenho ouvido muito é abandono. Muito lixo, buraco, as vias sem qualidade. Há um corpo técnico sem espaço e sucateado. Maceió precisa de mudança, precisa volta a crescer.

CADA MINUTO

Foto: Maciel Rufino