O Governo do Estado anunciou, na noite desta quarta-feira (23), que até o fim da semana será divulgado um protocolo para a flexibilização do setor de eventos, com a retomada de comemorações com menor impacto, como festas de casamento e aniversários com aglomeração controlada.
Em coletiva on-line, o governador Renan Filho (MDB), informou que o interior de Alagoas avança para a fase azul. Maceió não sofreu alteração. As cidades do interior estavam na fase amarela.
Segundo a equipe do governo, o estado está caminhando para a convivência com a Covid-19, com a queda no número de óbitos e nos indicadores de casos. O novo plano, que passa a valer segunda-feira (28), segue o Protocolo de Distanciamento Social Controlado.
Na nova fase, bares, restaurantes, templos, igrejas e demais instituições religiosas, além do transporte intermunicipal poderão funcionar com 75% da capacidade no interior do estado. Os estabelecimentos poderão ficar até às 2h abertos. “Vamos avançar na discussão para que, a partir da semana que vem, a gente comece a avançar a parte de eventos com baixa capacidade de aglomeração, que serão avaliados sob um protocolo rígido”, explicou o governador Renan Filho.
Com relação ao retorna das aulas presenciais na rede estadual e privada, o governador Renan Filho anunciou que até o fim do mês será apresentado um plano para a retomada de alguns setores. “Vamos tentar fazer um retorno gradativo da educação com segurança. Começaremos o retorno com os grupos que são menos suscetíveis a doença, pelos adultos porque eles sabem como se proteger e também não levam a doença. As crianças precisam ser mais protegidas”.
Ele acrescentou que um plano apresentado pelos estabelecimentos de ensino privado está sendo avaliado. A expectativa é que o retorno comece com as aulas dos cursos profissionalizantes, cursinhos pré-vestibular e ensino superior. Para o interior do estado, o governador destacou que a situação será analisada em parceria com os prefeitos municipais, mas, que até o final de setembro, os municípios devem tomar suas próprias decisões.
Hospital de Campanha
Com a redução na taxa de ocupação de leitos com respiradores, o Hospital de Campanha Dr. Celso Tavares, localizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro Jaraguá, em Maceió, será desativado nesta segunda-feira (28).
Dados
A equipe governamental anunciou que as decisão estão sendo tomadas levando em consideração os indicadores da matriz de risco que apontam a redução dos casos do novo coronavírus em Alagoas na 38ª semana epidemiológica. Além disso, o governo considera a taxa de ocupação de leitos, que chegou a 20% e a queda no número de óbitos.
Apesar da redução no número de óbitos registrada na 38ª semana epidemiológica, de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (23) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), 551 novos casos da doença foram confirmados, fazendo com que Alagoas contabilize 85.559 infectados desde o início da pandemia. Em 24 horas, o estado também registrou mais cinco mortes causadas pelo novo coronavírus, somando 2.034 óbitos.
Por Livia Leão | Portal Gazetaweb.com
FOTO: Divulgação