A Defensoria Pública do Estado discordou da nova divisão de riscos em áreas apresentadas pela empresa Braskem. Conforme o novo mapa da empresa, mais 3.100 imóveis seriam incluídos no plano de compensação financeira, sendo parte como sendo risco presente e outra como risco futuro. O plano é uma proposta da Braskem para idenizar moradores dos bairros afetados por instabilidade de solo, fenômeno causado pela atividade de mineração, segundo estudos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

O defensor público Ricardo Melro conversou com o Fique Alerta, da TV Pajuçara / Record TV, e afirmou que no entendimento da Defensoria a estratégia é uma forma de ‘jogar o problema lá para frente’.

“Não existe essa coisa de risco presente e risco futuro. Esse risco já foi apontado há mais de um ano e se a Braskem tem responsabilidade social, e tem mostrado que tem, que trate disso da mesma forma. Que coloque no novo termo aditivo toda essa área, a população precisa da certeza de que vai entrar no programa de compensação e que será indenizada adequadamente”, disse.

Eberth Lins com TV Pajuçara
Foto: Secom Maceió