O promotor Antonio Jorge Sodré Valentim de Souza, que responde pela 61ª Promotoria de Justiça da Capital, abriu procedimento administrativo visando acompanhar as medidas adotadas pelo Município de Maceió para evitar crimes e infrações administrativas nos cemitérios públicos, sobretudo no São José, no bairro do Trapiche.

A portaria que instaura a investigação foi publicada na edição desta segunda-feira (28), do Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público Estadual (MPE).

A promotoria já estava apurando, desde o começo do ano, a denúncia feita por Manoel Carvalho de Lima, dando conta da violação de sepulcro no cemitério São José. Um inquérito civil público foi instaurado para checar os relatos feitos pelo cidadão.

Após ser provocada por este fato específico, a Prefeitura de Maceió informou que seriam feitas rondas e fixados postos noturnos, pela Guarda Municipal, a partir do dia 1º de abril de 2020, nos Cemitérios São José, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora Mãe do Povo e Santo Antônio.

No entanto, o MPE foi informado que, devido à pandemia causada pelo coronavírus, o quadro de servidores da Guarda foi afetado significativamente, permitindo as rondas nestes espaços, somente durante o dia.

Antonio Jorge Sodré afirmou que havia necessidade de acompanhamento das medidas adotadas pelo Município, até para verificar se infrações e crimes continuam sendo cometidas nos cemitérios públicos da capital.

Por Thiago Gomes | Portal Gazetaweb.com

FOTO: Aldo correia/reprodução/tv gazeta