Uma onda de calor deve invadir Alagoas durante esse final de semana. O alerta veio do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis). Segundo o coordenador do Lapis Humberto Barbosa, o interior do Estado deve chegar a 40 graus e na capital, a temperatura deve passar dos 35 graus.

A onda de calor em Alagoas, de acordo com o coordenador, começa na sexta-feira (09) e vai até domingo (11). “Maceió que já está quente vai ficar ainda mais, sobretudo o interior do Estado”, afirmou.

Ainda conforme o professor, a onda de calor vem do interior do Brasil. As imagens abaixo mostram que essa onda de calor passa pela parte central do país atingindo Cuiabá, Rio Preto, Belo Horizonte, Brasília, entre outros.

O coordenador do Lapis explicou que há várias ondas de calor no mundo, mas que as altas temperaturas registradas nos últimos dias no Brasil são de origens diferentes. “Parte das queimadas, ausência de chuva, baixa umidade, entre outros”.

Artigo publicado

Um artigo publicado pelo laboratório no jornal científico Nature Scientific Reports, associado a pesquisadores indianos e da Coreia do Sul mostrou que ondas de calor por mudanças climáticas aumentam estresse nos trabalhadores e reduzem desempenho no trabalho.

Os pesquisadores trataram do aumento do nível de estresse por calor, nos trabalhadores, em função das altas temperaturas, que vão se intensificar com o aquecimento global sem precedentes, durante o século XXI. Os níveis crescentes de estresse por calor representam um grande desafio para mitigar e adaptar os mecanismos adequados para enfrentá-lo.

“Temperatura e umidade elevadas causam problemas de saúde que podem inclusive levar à morte”, apontou o artigo.

No estudo publicado, os pesquisadores explicam que “o estresse térmico estimado tem mais impacto nas áreas costeiras da Índia, tendo a exposição a dias mais frequentes de extrema cautela ao perigo categoria junto com o aumento da probabilidade de ocorrência”.

Ainda conforme o estudo, a quantidade explícita de mudança na temperatura, aumento na duração e intensidade dos dias quentes, juntamente com a modulação na circulação em grande escala no futuro, estão aparentemente conectadas aos níveis crescentes de estresse por calor na Índia.

Por isso, é esperado que o estresse por calor se intensifique, devido ao aquecimento sem precedentes durante o século XXI.

“Os níveis crescentes de estresse por calor representam um grande desafio para mitigar e adaptar os mecanismos adequados para enfrentá-lo”, explicou Humberto.

CADA MINUTO

Foto: Divulgação/Semarh