Alagoas se mantém, pela segunda semana consecutiva, como o estado do Brasil com menor incidência de novos casos de coronavírus, com 17 casos para cada 100 mil habitantes, seguido por Pernambuco e Maranhão, com taxas iguais a 31 e 33 casos, respectivamente.

O dado é um recorte do relatório da 42ª Semana Epidemiológica do Observatório Alagoanos de Políticas Para Enfrentamento da Covid-19, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que trouxe também uma redução discreta na quantidade de novos óbitos, deixando Alagoas na oitava posição em comparação aos demais estados.

Os casos tiveram mais uma queda expressiva na última semana e os óbitos pararam de subir, o que tinha acontecido nas duas últimas semanas. Por outro lado, o comportamento dos óbitos não acompanhou a mesma tendência das últimas semanas”, explicou o coordenador do Observatório, o pesquisador Gabriel Bádue.

Testagem

O Observatório também questiona a quantidade de casos em investigação laboral em Alagoas, que nesse domingo (18) contabilizava 2.844 casos, além de 89.493 casos da Covid-19 e 2.177 óbitos. “É um ponto que ainda chama muita atenção, visto que de acordo com a definição do Ministério da Saúde são pessoas que apresentam sintomas, mas não foram testadas. Considerando que o Estado possui testes estocados, segundo o boletim de testes da Sesau (Secretaria de Estado da Saúde), seria importante esclarecer quais os critérios para a utilização dos mesmos. E por que o número de casos suspeitos continua em patamares altos”, disse o pesquisador.

“Destacamos, mais uma vez, o significativo número de casos suspeitos, bem como as potencialidades que esse resultado tem na distorção da real situação. Considerando que o último boletim de testes divulgado pela Sesau indica a disponibilidade de cerca de 6.500 testes rápidos e 43 mil kits para RT-PCR em estoque, o que justifica a manutenção do número de suspeitos nesse nível?”, trouxe o relatório.

O TNH1 entrou em contato com a Sesau mas ainda aguarda posicionamento.

Ocupação de leitos

De acordo com o Observatório, a capacidade de leitos em Alagoas é considerável estável e acima da margem de segurança. “Mesmo com a redução dos leitos exclusivos a vítimas da Covid, iniciada na 41ª SE, a ocupação dos leitos de UTI permanece estável. A taxa de 38% de ocupação observada no último dia 17 mostra que a capacidade está muito acima da margem de segurança recomendada pelo Comitê Nordeste”, informou o Observatório.

TNH1.COM

Foto: Fiocruz