A Santa Casa de Misericórdia de Maceió apareceu no anuário “As Melhores da Dinheiro 2020”, da IstoÉ Dinheiro, como uma das melhores do país no setor da saúde. O Hospital apareceu na posição 921, no ranking que avalia 4492 empresas. O documento foi elaborado a partir de questionários preenchidos pelas próprias empresas inscritas, em conformidade com as boas práticas de gestão e comunicação.

Com uma receita líquida de R$ 406,8 milhões em 2019 e variação positiva de 9,8% em relação a 2018, o hospital alagoano manteve-se entre as mil empresas do anuário, que inclui corporações de todos os setores da economia brasileira. Para o provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, estar entre os melhores, numa publicação reconhecida e respeitada como a IstoÉ Dinheiro, é mais um momento de alegria para a instituição.

“Quem administra um hospital sabe a dificuldade que é manter a qualidade ao longo dos anos. Em uma Santa Casa, os obstáculos são ainda maiores. Nos dedicamos ao atendimento aos pacientes do SUS, conveniados e particulares, e trabalhamos duramente para que os mais necessitados tenham acesso a serviços de qualidade. Não é uma tarefa fácil diante da situação econômica do Brasil, mas temos uma equipe muito competente que tem trazido bons resultados para a instituição”, disse.

Em 2019, a Santa Casa de Maceió recebeu a recertificação da Acreditação Nacional (ONA) e da Acreditação Internacional Canadense (Qmentum), ambas avaliadas pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG). Com 169 anos de fundação, a instituição é vista como exemplo no cenário nacional, por seus investimentos na segurança e na excelência da assistência ao paciente.

Publicação destaca hospital em quatro dos cinco quesitos avaliados

Na edição deste ano, a instituição alagoana destacou sua atuação em quatro dos cinco quesitos avaliados para o ranking. Em Governança Corporativa, sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas, a Santa Casa de Maceió ficou em primeiro lugar, com 61,88 pontos. Na mesma categoria, o Hospital Oswaldo Cruz registrou 55,50 pontos e o Grupo Fleury, 48,75.

A gestão de Inovação e Qualidade, que retrata o processo de institucionalização da qualidade, auditorias externas, área de pesquisa e inovação de produtos e/ou serviços, entre outros itens, deu à Santa Casa de Maceió o segundo lugar com 69 pontos, ficando atrás do Hospital Oswaldo Cruz (1º lugar – 75 pontos) e à frente do Grupo Fleury (3º lugar – 67,5).

No item Sustentabilidade Financeira, que mostra que a empresa sabe utilizar os recursos disponíveis de forma racional, atendendo as necessidades presentes, porém seguindo uma lógica de se importar com as necessidades futuras, a Santa Casa de Maceió ficou com a terceira posição (154 pontos), atrás do Grupo Fleury (197 pontos) e do Hospital Nipo Brasileiro (184 pontos).

No quesito Responsabilidade Social e Ambiental, quando há o comprometimento permanente em adotar um comportamento ético, a fim de contribuir para o desenvolvimento econômico, qualidade ambiental e de vida da sociedade, o hospital também alcançou a terceira posição, com 44,93 pontos; Grupo Fleury (59,48) e Hospital Nipo Brasileiro (46,20) em primeiro e segundo lugares.

Por Luan Oliveira, com Assessoria \ GAZETAWEB.COM

FOTO: Divulgação