Na disputa pela Prefeitura de Maceió, Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) criticou a Braskem pela lentidão nos pagamentos das indenizações aos moradores dos bairros afetados pela instabilidade do solo provocada pela exploração de sal-gema. Sexto a ser sabatinado pelos veículos da Organização Arnon de Mello (OAM), o candidato de Renan Filho (MDB) e Rui Palmeira (sem partido) tentou se descolar da imagem dos padrinhos ao afirmar que tem autonomia e independência.

“O meu CPF é diferente de qualquer outra pessoa. A adoção dos princípios da minha gestão terá a minha identidade. E o governador e o prefeito não são padrinhos, mas parceiros. Na minha jornada de vida, sempre penso que a convergência em prol da cidade faz os problemas serem resolvidos de forma mais rápida. Com o Governo, vamos buscar implantar projeto de pavimentação e a construção de 20 policlínicas. Também vamos em busca de diálogo com o Governo Federal. O governador e o prefeito me apoiam pela minha história e pela minha autonomia”, afirmou Gaspar.

Ele alfinetou os adversários, a quem acusou de esconder os aliados políticos. “Minhas parcerias são feitas à luz do dia. Quero dizer à população de Maceió que, até o início do ano, eu era promotor de Justiça. Decidi vir para a política por entender que, somente por meio dela, poderia fazer as transformações de que o povo necessita. Para isso, garanto que tenho autonomia e independência. E a política não mudará os meus princípios”, disparou. O candidato confirmou que, caso seja eleito, a futura gestão terá a participação de Renan Filho e de Rui Palmeira.

O emedebista foi questionado sobre a mudança da estratégia de marketing da campanha após a divulgação da pesquisa Ibope. Sem se referir diretamente à saída do marqueteiro Adriano Gehres da produção, Alfredo Gaspar disse estar feliz com a intenção de votos apresentada no levantamento, o que o coloca, numericamente, à frente na pesquisa espontânea. “O direcionamento da minha campanha é sempre com a apresentação de propostas. Pretendo sempre dialogar com a população, apresentando propostas reais”.

Sabatina com o candidato Alfredo Gaspar
.

Ele avalia que suas experiências como secretário e promotor de Justiça foram exitosas, modelos que pretende carregar para a Prefeitura de Maceió. “Da segurança, trago a determinação, a superação de obstáculos e a vontade de acertar”. O candidato ainda comentou a intervenção do MDB no diretório de Arapiraca como um fato isolado e com a única intenção, como pensa, de garantir o partido no Governo do Estado, caso Renan Filho decida se afastar do cargo futuramente. “O assunto de lá não me interessa, estou mergulhado em minha candidatura e vim para o MDB após a experiência como secretário e pelo convite feito pelo governador”.

Quanto à Braskem, Alfredo Gaspar disse que, enquanto procurador-geral de Justiça, combateu o problema de frente, inclusive ingressando com uma ação em que requeria um bloqueio bilionário da petroquímica pelos danos causados. “Trabalhei desde o primeiro instante em que as equipes técnicas informaram que ali poderia acontecer uma tragédia. A nossa preocupação foi salvar as pessoas e indenizá-las o mais rápido possível. Reconhecemos a lentidão para os pagamentos e precisamos responsabilizar a empresa para reparar os danos aos moradores e ao Município. Vamos adotar uma gestão permanente, criando um conselho que envolva atingidos e poder público para não descansarmos até que o pagamento às vítimas e ao Município sejam feitos. Depois, vamos discutir com os técnicos o que será feito naquela região”.

O candidato ainda apresentou propostas à Saúde, prometendo eliminar a interferência política na pasta e construir 20 policlínicas para melhorar a cobertura da atenção básica. Para a mobilidade, revelou a intenção de transformar Maceió na capital nordestina das ciclovias e abertura de vias para desafogar o trânsito. Também garantiu sequenciar as obras de reestruturação da orla lagunar. “O dinheiro estava travado, o prefeito reiniciou os trabalhos e eu vou dar continuidade. Outro projeto que vou abraçar na minha gestão é o Vida Nova nas Grotas, do Governo do Estado, que está dando mais dignidade a quem vive nas periferias”.

Sobre a suspensão do pagamento da dívida do Município com o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió (Iprev), Alfredo Gaspar amenizou as críticas a Rui Palmeira, feitas pelo funcionalismo público. “O prefeito deve ter tido os seus motivos para agir desta maneira. A pandemia reduziu, drasticamente, as receitas e o Governo Federal aprovou uma regra que permite esta suspensão até o fim do ano”.

PROGRAMAÇÃO

Nesta terça-feira (27), a partir das 8h30, a TV Mar – canal 525 da NET/Claro – dá continuidade à sabatina com o candidato Ricardo Barbosa (PT). A série de entrevistas acontece até o dia 30 de outubro e é transmitida, simultaneamente, pelos três veículos da OAM.

Por Thiago Gomes | Portal Gazetaweb.com

FOTO: Reprodução