Caso o deputado estadual Davi Davino (PP) de fato consiga chegar ao segundo turno da eleição em Maceió e tenha como adversário Alfredo Gaspar (MDB), essa disputa será mais uma luta pelo protagonismo nos municípios brasileiros entre o PP e o MDB.

O MDB – junto com o PSDB – é o partido que mais elegeu prefeitos nos últimos 20 anos. Mas nos úlltimos dois anos vem perdendo a sua liderança nos municípios. E o risco de ainda maior perda de influência é crescente no atual cenário eleitoral.

O PP, que faz parte do centrão e da base de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), é parte dessa ameaça, assim como os seus aliados PSD e DEM, todos em ascensão no cenário político nacional.

Além de ter reduzido a sua bancada na Câmara de 66 para 34 deputados, o MDB elegeu 1049 prefeitos em 2016, mas agora tem apenas 897. Os demais abandonaram a legenda, indo para partidos como o PP, que hoje tem 632 prefeitos.

Vencer eleições nos pequenos municípios e nas grandes cidades é fundamental para o crescimento de uma bancada no Congresso Nacional, daqui a dois anos. Assim como ter maior influência na eleição presidencial, uma vez que são os prefeitos os principais cabos-eleitorais nas eleições gerais, caso também da de 2022.

O MDB nacional conta que tem chances de vencer em algumas capitais. Além de Maceió, a lista tem Porto Alegre, Belém, Goiânia, Teresina, Boa Vista, João Pessoa e Cuiabá.

Mas é preciso combinar com sua Excelência, o ‘todo poderoso eleitor’.

CADA MINUTO

FOTO: GOOGLE