Diferentemente de outras campanhas, quando guia eleitoral era tomado por direitos de respostas, até o momento a campanha para prefeito de Maceió vem se mostrando morna quando entramos nesta seara.

No entanto, em seus guias eleitorais os três candidatos que aparecem liderando as pesquisas, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto (MDB), Davi Davino Filho (PP) e João Henrique Caldas, o JHC (PSB) estão sempre criticando um a postura do outro. Ricardo Barbosa, do PT, também já deu umas ‘estocadas’ nos candidatos do MDB, PP e PSB. Em outros tempos, claro, tais críticas acarretariam em ações para direito de resposta e até mesmo retirar tempo das propagandas adversárias.

À Tribuna, as áreas jurídicas dos candidatos trataram do assunto. A assessoria jurídica da Coligação Maceió Mais Forte, de Alfredo Gaspar informou que vem entrando com diversas ações de pedidos de resposta e já obteve ganhos de causa importantes, como a ação impetrada contra Ricardo Barbosa, concedida com tutela liminar.

“A maioria, porém, acaba sendo interpretada como ofensa administrativa. Os advogados também entraram com questionamentos contra divulgação irregular de pesquisas. O maior entrave agora, no entanto, é tempo ter hábil para julgamento, já que o guia eleitoral do primeiro turno se encerra hoje”, informou a assessoria jurídica de Alfredo Gaspar.

Por parte da campanha de Davi Davino Filho, sua assessoria de comunicação ressaltou que o jurídico da coligação ajuizou diversas ações em razão dos ataques que o candidato do Progressistas sofreu “injustamente” e a Justiça Eleitoral concedeu liminar determinando a suspensão das propagandas ofensivas.

“Outras ações estão tramitando normalmente e a coordenação jurídica da campanha de Davi registra elogios aos Juízes eleitorais, que atuaram com equilíbrio e firmeza durante o pleito”, comunicou.

A assessoria jurídica de Ricardo Barbosa, que em seus guias eleitorais fez diversas críticas a Alfredo, Davi e JHC, explicou que foram no total 14 pedidos de direito de resposta contra o petista, dos quais apenas um foi julgado procedente até o momento, porém ainda cabem recursos.

“O motivo dos pedidos de direito de resposta foi a insatisfação dos candidatos Alfredo Gaspar, JHC e Davi Davino quanto a críticas tecidas por Ricardo Barbosa em suas propagandas eleitorais, apontando fatos como a atuação questionável de Gaspar no caso do acordo da Braskem, a aliança de JHC com o PSDB, partido que governou Maceió nas duas últimas gestões da prefeitura, e a utilização de verbas públicas pela FunBrasil para a promoção pessoal da família Davino. Temos confiança na vitória em todos os casos”, destacou.

O candidato JHC foi procurado através de sua assessoria de comunicação, mas até o fechamento desta edição não retornou as mensagens.

Fonte: Tribuna Independente / Carlos Victor Costa

(Foto: Reprodução)