Aos 33 anos, o candidato de oposição à atual gestão, João Henrique Caldas, mais conhecido como JHC, é eleito prefeito de Maceió nas Eleições 2020, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Com 58, 64% dos votos válidos ele superou o adversário após uma acirrada e movimentada disputa.

Com a ideia de unir juventude e com experiência, o psbista tem como vice o ex-governador de Alagoas e também ex-prefeito da capital, por duas vezes, Ronaldo Lessa (PDT). JHC salientou durante toda sua campanha que Maceió precisava de mudança de verdade.

Ao Cada Minuto, o prefeito eleito falou das dificuldades que terá que enfrentar, dos problemas que terá para resolver. Ele também falou sobre com será sua relação com o governador e sobre o que o maceioense deve esperar de sua gestão.

Confira a entrevista completa:

Qual será a maior dificuldade e área que vai requerer maior atenção do senhor neste primeiro ano?

Uma das maiores dificuldades será preservar e aumentar a capacidade de investimentos do município, porém, de início, daremos atenção a três aspectos principais: a saúde, a retomada das aulas com as cautelas sanitárias e o afundamento dos bairros.

Um dos maiores problemas na capital é a mobilidade urbana e o transporte público, é possível mudar essa realidade? O que será feito?

Sim. É possível. Temos estudos em fase avançada que apontam pela possibilidade de utilização de ferramentas digitais para melhorar, baratear e dar mais eficiência à mobilidade. Além de intervenções de infraestrutura que deverão ser feitas a médio e longo prazos.

Como vai se dar a sua relação com o governador Renan Filho?

Institucionalmente será da melhor forma possível. Passadas as eleições não existem apenas o Governador do Estado e Prefeito de Maceió.

Equipes técnicas da atual gestão serão mantidas ou não ? É possível reaproveitar algo?

Estamos fazendo um mapeamento com algumas instituições especializadas nesse tipo de gestão. Vamos montar um quadro tecnicamente robusto, independente de bandeiras partidárias.

O que o cidadão de Maceió poderá esperar dos 100 primeiros dias de gestão?

Desburocratização, ação e transparência. Diálogo perene com a população. Esse será o norte da nossa gestão.

Em relação ao protocolo da cidade em relação ao Covid , atualmente Maceió segue o determinado pelo Estado . Vai continuar assim ?

É importante adotar as cautelas sanitárias necessárias e acompanhar o comportamento dos números da doença, porém sem descuidar de direitos constitucionalmente exigidos. Como falei durante a campanha, a ideia é acelerar a retomada com as cautelas devidas. Obviamente estabeleceremos um contato continuo com o Governo do Estado e o Governo Federal para que todas as ações sejam feitas em harmonia, porém nosso pensamento é ir em direção à normalidade, mesmo reconhecendo a gravidade da doença.

A prefeitura de Maceió está quebrada como se comenta ? Ou existe margem para investimentos ?

Como todos os entes da federação, há uma difícil situação fiscal pela crise que se arrasta há anos. Mas sabíamos disso no momento que colocamos nosso nome à disposição. Fui candidato porque acredito que reúno as condições técnicas e políticas de, mesmo com um difícil quadro fiscal, dar a resposta que a sociedade espera e merece.

CADA MINUTO

Foto: Reprodução