O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve a candidatura do prefeito eleito de Arapiraca, Luciano Barbosa. A reunião do Pleno aconteceu nesta quinta-feira (10), um dia após nota pública, assinada pelo presidente do diretório estadual do MDB, senador Renan Calheiros, que decidiu retirar todas as iniciativas jurídicas adotadas contra o então vice-governador do estado, que deixou o cargo para se candidatar a prefeito na segunda maior cidade de Alagoas.

A pauta da sessão ordinária do TRE trouxe três recursos eleitorais tratando do pedido de indeferimento da candidatura de Luciano Barbosa: um pedido de impugnação do MDB, o pedido de anulação da convenção partidária que protocolou a chapa majoritária e proporcional do MDB e uma impugnação protocolada pelas coligações encabeçadas por Fabiana Pessoa e Tarcizo Freire.

Todos os recursos foram relatados pelo desembargador eleitoral Eduardo Antônio de Campos Lopes que votou pelo deferimento da candidatura de Luciano e a manutenção da convenção partidária que protocolou a chapa majoritária e proporcional do MDB.

À imprensa, o advogado Fábio Gomes, que representa a coligação encabeçada por Luciano Barbosa, afirmou antecipadamente que a decisão do Diretório Estadual do MDB, de retirar as ações judiciais pertinentes às eleições de 2020 daquele município, anularia a expulsão do candidato da legenda e demais pendências sobre o caso. Na avaliação do advogado Fábio Gomes, a decisão da Executiva do MDB permitiria a reintegração de Barbosa no MDB.

FIM DAS DISPUTAS

O senador Renan Calheiros divulgou a nota em suas redes sociais e pontuou que “as disputas judiciais inúteis desgastam a todos. Portanto, atendendo pedido do vice-governador Luciano Barbosa, o MDB decidiu encerrar as iniciativas que havia tomado sobre as eleições de Arapiraca. Faz isso em respeito aos votos, a tolerância e ao alargamento da convivência democrática”.

Com a decisão do TRE e a retirada das ações por parte do diretório estadual do MDB, tanto Luciano Barbosa como os candidatos a vereador do MDB que alcançaram o coeficiente eleitoral Rogério Nezinho, Fábio Henrique, Léo Saturnino, Márcio Canaã e Dra. Fany poderão ser diplomados pela justiça na quinta-feira (17).

Fonte: Tribuna Independente / Carlos Victor costa

(Foto: Sandro Lima/arquivo)