Renovação não foi salutar para formação de uma bancada valorizada que terá a maioria do MDB e PSDB e a redução da bancada feminina

A renovação na Câmara Municipal de Arapiraca para a legislatura 2001/2004 que vai fiscalizar a terceira gestão do prefeito eleito, Luciano Barbosa (MDB) será moderada e conservadora. Dos 19 vereadores, nove foram reeleitos e apenas um ex-vereador retorna a Casa Herbene Melo – Márcio Marques (Republicanos) que foi presidente da Mesa Diretora nos primeiros dois anos da gestão da então prefeita Célia Rocha com uma atuação positiva. Seu nome e uma referência sensata, independente e inteligente entre os novatos.

O MDB do prefeito Luciano Barbosa contará com a maioria dos vereadores com cinco parlamentares, vindo em seguida o PSDB, que ganhou volume com a gestão do saudoso prefeito Rogério Teófilo. Nas legislaturas anteriores não contava com nenhum representante. A terceira bancada ficou com o Republicanos partido da atual prefeita Fabiana Pessoa e que tem como principal destaque no Estado o deputado federal Severino Pessoa.

Traições

De acordo com analistas políticos, o Republicanos não consegui fazer uma bancada mais robusta em razão de supostas traições. Um vereador reeleito recebeu um “generoso” oxigênio financeiro, e no decorrer da campanha se “bandeou” para o candidato adversário majoritário que estava melhor posicionado.

Entre os que conseguiram se reeleger e são mais experientes estão os vereadores Rogério Nezinho (MDB) Fábio Fênix (PSDB) Sérgio do Sindicato (PSDB) Fábio Henrique, Thiago ML, (PROS) Léo Saturnino (MDB) Fabiano Leão (PSDB) e Dr. Fábio (PSDB).

O Legislativo da cidade mais importante do interior do Estado será uma bancada conservadora, moderada e tradicionalmente familiar com Rogério Nezinho (MDB) que vai para o quarto mandato, e o novato Túlio Freire (PP) filha de Tarcizo Freire que ocupará o espaço no Legislativo de Arapiraca que já foi do deputado estadual Tarcizo Freire (PP) que ocupou um espaço de cinco legislaturas.

Freire, está no segundo mandato na Casa de Tavares Bastos, disputou pela segunda vez a Prefeitura de Arapiraca, nas eleições 2020 e foi derrotado pela segunda vez, ficando na terceira colocação com uma votação muito inferior a eleição de 2016, quando perdeu para Rogério Teófilo, obtendo 23.850 votos. Em 2020, com um número maior de candidatos, consegui 16.376 votos. O parlamentar progressista que foi na campanha o critico mais ácido de Luciano Barbosa, deve refletir bem com a lição das urnas em 2020, com vistas às eleições 2022, quando busca a reeleição em uma eleição sem coligações.

O espaço feminino que teve em anos anteriores presenças marcantes e destacadas na tribuna da Casa, a exemplo da saudosa deputada federal, Ceci Cunha, ex-prefeita Célia Rocha, Aurélia Fernandes, Graça Lisboa que não disputou a reeleição Gilvania Barros (Solidariedade) que após quatro legislaturas decidiu disputar a Prefeitura de Arapiraca e não consegui êxito na pretensão ficando na quarta colocação. Em 2021 a bancada feminina terá apenas uma representante a dra. Fany (MDB)

A nova legislatura terá a seguinte composição:

1. Rogério Nezinho (MDB)- 4.908 votos;

2. Pablo Fênix (PSDB) – 3.653 votos;

3. Sérgio do Sindicato (PSDB) – 3.481 votos;
4. Fábio Henrique (MDB) – 3.312 votos;
5. Thiago ML (PROS) – 3.256 votos;
6. Léo Sartunino (MDB) – 2.770 votos;
7. Fabiano Leão (PSDB) – 2.523 votos;
8. Alisson da Tim (Republicanos) – 2.366 votos;
9. Dr. Fábio (PSDB) – 2.222 votos;
10. Adriano Targino (PP) – 1.982 votos;
11. Túlio Freire (PP) – 1.982 votos;
12. Márcio Marques (Republicanos) – 1.793 votos;
13. Drª. Fany (MDB) – 1.690 votos,
14. Melquisedec (PROS) – 1.611 votos;
15. Edvânio do Cangandu (Avante) – 1.577 votos;
16. Márcio Canaã (MDB) -1.468 votos;
17. Ginaldo Bicudo (Republicanos) – 1.363 votos;
18. Zé Carlinhos (PSC) – 908 votos;
19. Vicente do Remédio (PSL) – 726 votos.

CADA MINUTO