Após o anúncio de que a gestão do ex-prefeito Rui Palmeira teria deixado a prefeitura da capital alagoana impossibilitada de receber recursos federais, o atual prefeito, JHC (PSB), definiu a situação do Município como “dramática” durante inauguração de início de obras de uma creche, realizada na manhã desta quinta-feira (14), no bairro do Ouro Preto.

Contratos que não foram pagos, calote no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos (IPREV) e outras inadimplências são alguns dos desafios que JHC deverá lidar nos próximos dias. O atual prefeito disse que ainda não foi possível detalhar o tamanho do rombo deixado nas contas da prefeitura, mas que isso deve ser definido até o início da próxima semana.

“A situação está dramática para o Município, porque entregaram [a prefeitura] com um grande rombo no caixa. No apagar das luzes, muitos contratos não foram pagos. Além do calote do IPREV e de outras despesas que não tínhamos previsão financeira. Agora, o momento é de organizar a casa, ajustar as contas e segurar as despesas para que a gente tenha responsabilidade fiscal. Já estamos no limite, vamos fechar o tamanho desse rombo até o início da próxima semana. O secretário João Felipe me passa hoje o relatório preliminar. Estamos nos debruçando sobre os números, mas a situação da Prefeitura de Maceió não é boa”, expôs o chefe do Executivo.

JHC falou, também, sobre a necessidade de ser manter uma boa relação com os fornecedores da prefeitura em meio às dificuldades financeiras encontradas pela atual gestão.

“Temos grandes responsabilidades com empréstimos que foram contraídos e teremos que honrar; temos que ser um bom pagador, até para que a gente possa ter a credibilidade com os fornecedores, de forma que possamos chegar ao nível de saber que Maceió tem uma prefeitura que paga bem”, concluiu.

Prefeitura inicia obras de creches e escolas na capital alagoana

OBRAS DE CRECHES E ESCOLAS

As declarações de JHC foram dadas durante um evento em que se deu início a obras de oito escolas e seis creches na capital. Ele reafirmou, também, o compromisso da atual gestão com a valorização da Educação na primeira infância.

“Como defendemos, durante a campanha eleitoral, o conhecimento será nosso maior legado, porque isso ninguém tira. E o que a gente quer é igualdade de oportunidades. Sabemos que a primeira infância é a principal fase do ser humano; se, no momento em que ele está construindo a sua arquitetura cerebral, tem os estímulos corretos, ele vai ser um cidadão com maior capacidade para poder ser equilibrado emocionalmente, conseguir emprego e renda, e desenvolver suas habilidades cognitivas e motoras”, destacou o prefeito.

Na ocasião, o secretário de Educação, Elder Maia, destacou a importância do espaço nessa retomada econômica e o retorno das aulas. “Se trata de uma creche/pré-escola que vai abrigar nossas crianças. Nós identificamos que era uma demanda muito grande aqui e, tão logo que tomamos conhecimento, demos a ordem para começar. O prefeito conhece muito bem o território, esteve aqui na campanha, e, tendo em vista essa carência, autorizamos a obra. É fundamental, porque, na retomada da economia, no pós-pandemia ou, ainda do final da pandemia, as famílias precisam desse apoio da prefeitura e do Estado para deixar suas crianças seguras, convivendo com professores capacitados, recebendo afeto, segurança, além da merenda”, salientou o gestor.

Por Tatianne Brandão e Pamela Oliveira \ GAZETAWEB.COM

FOTO: Tatianne Brandão