Mais dez câmaras frias foram entregue para a Central Municipal de Rede de Frio, na tarde desta quarta-feira (20), com o intuito de garantir o armazenamento e acondicionamento correto das vacinas para imunização contra a Covid-19 e do calendário vacinal.

Segundo as informações da assessoria, a capacidade do espaço chegou a 694.500 doses, desse total, 550.500 doses são voltadas para armazenar as vacinas Coronavac. As outras 144 mil doses correspondem as vacinas de rotina da população.

Além da capacidade reduzida, a Central possui outros problemas encontrados que foram resolvidos ao longo da semana, visando ter um espaço adequado para o recebimento, armazenamento e distribuição dos imunobiológicos.

O local conta agora com dois geradores de energia para garantir o abastecimento elétrico, já que os insumos precisam ser armazenados entre 2°C e 8°C; um transformador elétrico e uma bomba extra de captação de água.

“No estado de Alagoas, a gente tem a maior Central de Rede de Frio e a gente coloca também à disposição do próprio estado e dos municípios que assim precisem e desejem. Encontramos aqui um local com a capacidade para apenas 144 mil e nós conseguimos ampliar. Então, aos poucos aqui vai ficando repleto de câmaras apropriadas para armazenar qualquer tipo de vacina. Este é motivo de alegria pra gente”, destacou o prefeito JHC.

Para o secretário Pedro Madeiro o recebimento deste equipamento mostra que Maceió está preparada para receber mais doses da vacina e imunizar a população.

“Agora temos mais 125 mil [de capacidade] que vão ficar exclusivas para que, a medida que os imunizantes sejam produzidos, nós tenhamos toda a capacidade de armazenar qualquer quantidade que sejam disponibilizadas para Maceió”.

*Com Ascom

CADA MINUTO

Foto: Edvan Ferreira