A partir dessa semana a Tribuna Independente dá início a uma série de reportagens de verão sobre as praias do Litoral Norte. Nossa primeira parada é em Paripueira, onde a natureza foi exageradamente caprichosa, cuidadosa e exigente na costa do município, considerado como o portão de entrada da Costa dos Corais. Sua maior atração turística, a menos de 1 km da praia, com mais de 6 km de extensão, as piscinas naturais ostentam uma fama que, turisticamente, já representa o passo mais importante para o segmento da região.

Mas a costa de Paripueira, entre a foz do rio Sauassuy até na divisa com Barra de Santo Antônio, na praia de Tabuba, passando pelas belíssimas praias de Costa Brava e Sonho Verde, reúne um amplo conjunto de atrações turísticas. Por assim dizer, Paripueira é um município totalmente voltado para o turismo, seja pelo seu conjunto de belezas naturais como por sua pouca distância de Maceió. E pode se gabar de estar inserido dentro da área que abriga a segunda maior reserva de corais endêmicos do mundo, ou seja, podem ser encontrados somente no local. De Tamandaré, em Pernambuco, com 15% até a Praia de Pratagy, em Alagoas, com 85% do total, os corais fazem parte de um rico ecossistema que deve ser corretamente explorado, mas obrigatoriamente preservado.

Vistas do alto, em voos rasantes de drones, elas formam talvez a mais bela fotografia desse litoral. Mas o conjunto de piscinas naturais de Paripueira, que começou a ser corretamente explorado através de ações empresariais nos últimos anos com iniciativa do Receptivo Mar & Cia, preservam toda a exuberante natureza local e é mais um quadro desse universo que compõe a beleza de Alagoas. É um passo adiante na conquista de um destino realmente especial no litoral Norte.

PRESERVAÇÃO

Conhecer essa região é pensar no firme propósito de que ela precisa ser preservada. Nos últimos anos o fluxo de turismo teve um considerável aumento em função do forte apelo paisagístico natural e da implantação de programas de apoio ao desenvolvimento do setor. Se de um lado o turismo representa uma das principais alternativas econômicas, é inegável que resulta em impactos sobre o ambiente e a cultura de algumas comunidades que habitam a área. Iniciativas como do Projeto Recifes Costeiros, que vem afirmando na necessidade de implantar um modelo de turismo sustentável, será certamente abraçado pelo novo secretário de Turismo de Paripueira, Antônio Moura.

Fonte: Tribuna Independente / Texto: Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte

(Foto: Ascom Prefeitura de Paripueira)