O objetivo é ficar em casa e sem aglomeração. Com o Carnaval cancelado em Alagoas, a alternativa é curtir a festa do Rei Momo com muita alegria e energia, respeitando todos os protocolos de segurança, garantindo o isolamento social por meio das lives, que, apesar de ainda serem tímidas, vão acontecer em alguns pontos do estado.

Nesta sexta-feira (12), a cantora alagoana Kel Monalisa faz uma live especial de Carnaval, promovida pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal). O evento virtual acontece das 16h às 18h.

A atividade foi organizada pela entidade como uma forma de oferecer uma alternativa de entretenimento aos professores neste período carnavalesco, considerando o momento atual que exige o isolamento social para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19). A live de Carnaval será transmitida pelo canal da Adufal no Youtube: Adufal TV.

Kel Monalisa está há 13 anos na carreira musical, e é conhecida como uma verdadeira intérprete da Música Popular Brasileira (MPB). Durante a pandemia, a cantora realizou e participou de várias lives e, para o evento da Adufal, a artista promete apresentar um repertório com muito samba, alegria e energia.

Neste sábado de Carnaval (13), a partir das 20h30, a Prefeitura de Arapiraca, através das Secretarias Municipais de Cultura, Lazer e Juventude; e de Saúde, em parceria com a Liga dos Blocos e o Garden Shopping, irá realizar o: “Folia de Rua, o Baile”.

O projeto, que terá transmissão ao vivo pelo canal da prefeitura no Youtube, contará com apresentações de artistas da terra em uma grande comemoração da festa do Rei Momo, que este ano acontece de uma forma diferente em virtude da pandemia do coronavírus. A ideia é manter a tradição da prévia carnavalesca mais tradicional do interior, que foi criada pelo prefeito Luciano Barbosa durante seu primeiro mandato, como explicou o secretário adjunto Júnior Silveira. “Será um baile de Carnaval de uma forma diferente, mas com o mesmo entusiasmo dos nossos artistas”, disse.

A programação musical contará com a participação de orquestras de frevo, os cantores Iran Silva, Paulinho Cio da Terra, Cesar Soares e Zé Dules; e as cantoras Dona Flô, Lari Luma e Kelly Rodrigues.

O Bloco Vulcão, da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), que atrai uma multidão todos os anos para a orla de Maceió no Banho de Mar à Fantasia, também promete entrar em erupção mais uma vez através de uma apresentação transmitida direto do templo do Carnaval e da cultura de Alagoas, o Museu Théo Brandão, em Maceió.

Em sua rede social, o grupo carnavalesco faz o convite com a pergunta: “Folião por que estás tão triste? Sabemos que devido à pandemia ainda não podemos colocar o nosso bloco na rua, mas chega de tristeza. Vamos colocar o Bloco Vulcão na casa de todos”.

A live do Bloco Vulcão acontece no próximo domingo (14), às 11h, com transmissão pelo canal do @actaoficial, com apoio da @claromaceio. “Para assistir, basta acessar o canal do Acta no YouTube, colocar o tira gosto na mesa, arrastar os móveis da sala e festejar”.

Escolas de samba de Maceió gravam apresentações para o Youtube da Secult

O colorido das escolas de samba de Maceió deixa excepcionalmente este ano a Orla da Pajuçara para ocupar as plataformas digitais em grande estilo. José Hilton Lopes Feitosa, mais conhecido como Prego, vice-presidente da Liga das Escolas de Samba Independente de Maceió, avisou que pelo menos quatro escolas já gravaram, respeitando o isolamento social ainda necessário para atravessar este momento.

Quatro escolas de samba já gravaram apresentações para a Secult (Foto: Agência Alagoas)

“As escolas de samba Gaviões da Pajuçara, 13 de Maio, Girassol, Unidos do Poço vão para o digital sem abandonar a experiência das ruas, que é uma das suas marcas. Elas gravaram o conteúdo em locais conhecidos de Maceió, mas é surpresa, só vai saber quem assistir a programação que será exibida pelo canal no Youtube da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/Alagoas)”, disse em tom de mistério.

A Secult/Alagoas prepara uma programação online que será divulgada nesta sexta-feira (12), com o intuito de levar cultura e arte para os alagoanos em isolamento social com ações diversificadas para o público de forma virtual e totalmente gratuita.

MÚSICOS

Gervásio Braz, presidente do Conselho Regional da Ordem dos Músicos de Alagoas (CROMB/AL), disse que assim como foi durante quase todo o ano passado, a agenda dos músicos locais é escassa, diferente dos anteriores que quando se aproximavam as datas comemorativas não havia mais espaços para tantos shows e apresentações.

“Os músicos do estado estão se virando como podem e hoje é cada um por si. A situação é difícil, é semelhante ao que passamos no fim do ano passado. Alguns estão tentando fechar com festinhas particulares em público reduzidos, aqueles que vão se reunir entre famílias, porque o momento é delicado, não temos apoio nem do Estado e nem do Município. Sei que existem aqueles músicos que farão lives, mas são muito poucos, que ainda não passaram a divulgar, acredito que a partir de hoje, possam aparecer mais”, finalizou Gervásio Braz.

Fonte: Tribuna Independente / Texto: Ana Paula Omena

(Foto: Ascom PM/AL)