width=

Tem circulado em grupos de WhatsApp, em Alagoas, várias mensagens com a informação de que o governador Renan Filho iria decretar lockdown nesta terça-feira (16). A informação é falsa. Novas medidas serão, na verdade, divulgadas somente às 17h desta terça-feira (16), em live nas redes sociais do Governo de Alagoas.

A informação falsa circula em vários formatos. Em uma mensagem, a nova medida se trataria de lockdown. “Governador decreta lookdown nessa terça-feira em todo estado, na fase vermelha só funcionará farmácia, posto de combustível e supermercado, o resto será tudo fechado durante 15 dias”, diz um dos conteúdos que circulam na internet.

“Com os hospitais lotados, o governador Renan Filho e o prefeito de Maceió JHC decidiram colocar Maceió na fase vermelha do isolamento contra o coronavírus”, afirma outra versão da informação falsa.

Para reforçar a desinformação, um vídeo de uma entrevista com o governador Renan Filho, concedida à TV Pajuçara, também circula nas redes sociais. No entanto, a entrevista sobre o fechamento do comércio foi gravada em março de 2020 e a história foi esclarecida pela própria emissora local.

O governador Renan Filho utilizou as redes sociais para desmentir as informações. “Está circulando informações sobre decreto fake. Amanhã (16), às 17h, anunciaremos novas medidas que ainda serão discutidas na manhã de amanhã com a equipe técnica. Divulgue, replique, essas notícias que estão saindo hoje são falsas”, afirmou o governador.

WhatsApp Image 2021 03 16 at 09.55.56

Medidas em vigor

As medidas mais recentes adotadas em prevenção ao novo coronavírus estão no decreto Nº 73.518, publicado no dia 7 de março. A principal mudança foi o retorno à Fase Vermelha do Agreste e do Sertão e à Fase Laranja do restante do Estado.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.

Fonte: Assessoria
REPRODUÇÃO