A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivo para atendimento de pacientes com Covid-19 atingiu 86% neste sábado (20), segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O índice está acima dos 70% considerados como margem de segurança pelos profissionais de saúde.

De acordo com o levantamento do órgão, dos 366 leitos de UTI existentes no Estado, 313 estão ocupados, restando apenas 53 vagas.Em Maceió, dos 214 leitos de UTI existentes, 130 estão ocupados com pacientes com Covid, o que representa uma taxa de ocupação de 86% – a mesma taxa de ocupação registrada no interior do Estado, onde 130 dos 152 leitos disponíveis estão preenchidos.

Em São Miguel dos Campos, todos os dez leitos de UTI estão ocupados, o que representa uma taxa de 100%. Arapiraca aparece com a segunda maior taxa de ocupação (94%) – 68 das 72 vagas existentes no município estão ocupadas. Em seguida aparecem Palmeira dos Índios e Santa do Ipanema, com 90% de ocupação – 9 dos dez leitos de UTI existente em cada um dos municípios estão ocupados.

Carlos Nealdo / GAZETAWEB
FOTO: Miguel Schincariol / AFP