A alta demanda por serviços hospitalares e o número recorde de pacientes internados por covid-19 levou à escassez do kit intubação e de oxigênio no país. Após o governo federal afirmar durante essa semana que a aquisição de medicamentos é de responsabilidade de Estados, Distrito Federal e municípios, o Estado de Alagoas afirma que o abastecimento está garantido para 2021.

Ao Cada Minuto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Alagoas confirmou que as unidades hospitalares de Alagoas não sofreram desabastecimento de oxigênio. Além disso, também afirmou que estado possui estoque suficiente do kit intubação composto por medicamentos que inclui anestésicos, relaxantes musculares e sedativos, utilizados para sedar o paciente e evitar que sinta dor enquanto é feita a intubação, procedimento que auxilia na respiração por meio de um tubo colocado na garganta; ventilador mecânico e oxigênio também fazem parte do kit.

Segundo os dados pela Anvisa, Alagoas tem mais de 14 mil cilindros de oxigênio em estoque e é o quinto estado com menor volume de fabricação e demanda de oxigênio por m3 do país. Os dados são relativos ao período de 13 a 17 de março e devem seer avaliados pela capacidade de cada estado. Foram pesquisados um universo de 100 empresas que atuam na produção de oxigênio em todo o Brasil.

Segundo o levantamento da Anvisa, Alagoas tem um estoque de oxigênio para venda de 110.274,50, o quinto menor entre os estados, atrás de Maranhão, Sergipe, Paraíba e Tocantins, o primeiro no ranking.

Ainda de acordo com a Sesau, reuniões estão sendo feitas para tratar sobre o abastecimento de medicamento nas unidades se saúde, mas o abastecimento de oxigênio para rede Covid-19 em Alagoas está garantido para 2021.

A assessoria ressalta que o principal fator para a escassez de recursos materiais e pessoais é a ocupação hospitalar, para isso é necessário a colaboração da população para reduzir o numero de casos.

Abastecimento

Através das redes sociais, o secretário de Estado da saúde, Alexandre Ayres, garantiu que Alagoas tem, para este ano, o abastecimento de oxigênio para as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) que recebem e tratam pacientes com a Covid-19.

“Aqui em Alagoas, eu e o governador Renan Filho tomamos as precauções e garantimos o abastecimento de oxigênio para as nossas UTIS Covid-19, durante o ano de 2021. Nossa meta é continuar salvando vidas”, escreveu o secretário.

Rebecca Moura- CADA MINUTO
Publicado por Oxilumen Redação -INTERNET