O MP informou que a solicitação está embasada na Lei Nº 12.587, de 04 de janeiro de 2012, a Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Contactada pelo TNH1, a Prefeitura ficou de se manifestar ainda hoje.

Pandemia reduz faturamento e conta não fecha, dizem empresários

A promotoria não confirma se recebeu queixas das empresas de transporte, mas em conversas com alguns empresários, o TNH1 apurou que a preocupação do setor é que em momentos de fluxo baixo de passageiros, como em dias de fechamento de comércio para barrar a disseminação da Covid-19, a receita das empresas caem, o que se agravou com a redução do valor da tarifa. Empresários e SMTT devem conversar sobre o assunto na próxima semana, em reunião com o Ministério Público.

Por outro lado, justamente essa superlotação dos veículos tem sido o grande calcanhar de Aquiles no combate à Covid. Õnibus lotados de trabalhadores que são obrigados a arriscar a vida, já que não têm outro meio de locomoção, como mostraram reportagens do TNH1 e da TV Pajuçara, é onde mais se registram aglomerações durante a pademia. O tema também estará na pauta da reunião do MP, na próxima semana.

Gilson Monteiro-TNH-1
Foto: Secom Maceió