Está cada vez mais cristalina a relação entre o futebol alagoano e a artilharia do Brasil. Nos últimos anos, jogadores que atuavam ou que tiveram passagem por clubes do estado figuraram entre os dez melhores marcadores do país e ganharam destaque nacional. Nas duas últimas temporadas, jogadores de CSA e CRB protagonizaram a briga nas cinco primeiras colocações

Na última temporada, atacantes dos times da capital chegaram a brigar pelo primeiro lugar da lista. Léo Gamalho chegou a ocupar o topo da lista, com 18 gols com a camisa regatiana. Porém, o atacante deixou o Galo em setembro e abriu alas para Paulo Sérgio, que estava no Azulão. Com isso, o centroavante balançou as redes 24 vezes e foi o terceiro com mais gols marcados.

A situação não está sendo diferente em 2021, porém, com outros nomes. Dellatorre, que veio para o CSA sob desconfiança após sua passagem pelo Brasil de Pelotas-RS, teve boas atuações, marcou nove vezes e está em terceiro no ranking de artilheiros. No lado regatiano, Lucão é o nome do gol: o centroavante anotou sete tentos e ostenta o quinto lugar na lista.

Destaques egressos

Além dos dois atacantes que estão em atividade nos clubes da capital, mais três jogadores que já passaram por Alagoas completam o top 10. Com 21 gols marcados por Caucaia-SE e Salgueiro-PE, Ciel ocupa a liderança do ranking. Ídolo do ASA, o avançado ganhou notoriedade nacional recentemente ao marcar um gol antológico do meio de campo que selou o empate do time do Sertão pernambucano com o CRB, por 1 a 1, pela Copa do Nordeste.

Na sequência da lista aparecem mais três jogadores que passaram pelo Alvinegro. Alef Manga, que também jogou no Santa Rita e no Coruripe, marcou 9 gols pelo Volta Redonda e está empatado com Dellatorre na terceira posição. Diego Rosa, que também vestiu a camisa do Galo, é mais outro que anotou 9 tentos e está no top 3. O atacante joga pelo Manaus-AM.

Outro que ganhou destaque é Thiago Alagoano. O avançado cria da base alvinegra e que atuou pelo Fantasma entre 2008 e 2011 marcou 5 gols nesta temporada pelo Brusque. Na última temporada, o jogador foi peça fundamental para levar o time catarinense à Série B de 2021.

Confira a lista de aparições no top 10 entre 2011 e 2020

2011 – Zé Carlos pelo Corinthians Alagoano, 24 gols, 10º colocado (Leandro Cearense – que atuou pelo ASA em 2020 – terminou empatado com o artilheiro do time alagoano naquela temporada, jogando por Cametá-PA e Vila Nova-GO).

2012 – Lúcio Maranhão pelo ASA, 40 gols, 3º colocoado (Zé Carlos ficou em 2º , com 41 gols pelo Criciúma).

2014 – Wanderson pelo ASA, 23 gols, em 9º.

2018 – Neto Baiano pelo CRB, 22 gols, em 6º (Lucão, então jogador do Goiás, ficou em 8º com 23 gols)

2019 – Edson Cariús pelo CRB, 21 gols, em 6º .

2020 – Léo Gamalho estava no topo da lista, com 18 gols, até deixar o CRB em setembro rumo ao Al Khor-CAT. Paulo Sérgio, pelo CSA, marcou 24 gols e ficou em 3º.

POR:Daniel de Oliveira-GAZETAWEB
FOTO: Ailton Cruz