Na noite dessa terça-feira (13), o CSA amargou mais uma eliminação na Copa do Brasil. Em 2021, o time azulino caiu nos pênaltis para o Remo, no Rei Pelé, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. Mas, nos últimos anos, eliminações precoces na competição têm virado rotina no clube.

Em 2013, a CBF começou uma reformulação total na competição, aumentando o número de participantes e, também, a premiação, consideravelmente. Com isso, times de menor expressão apostam todas as suas fichas em uma classificação na Copa do Brasil, para garantir a renda do ano, em alguns casos.

Por conta disso, cada vez mais, esses clubes menores aprontam zebras nas primeiras fases. E o CSA vem sofrendo muito com isso. Desde 2009, o Azulão não consegue avançar para a terceira fase. Naquele ano, os azulinos eliminaram o Santos de Neymar e caíram para o Coritiba nas oitavas de final da Copa.

Na primeira metade da última década, o time teve campanhas ruins no Alagoano e ficou de fora da Copa do Brasil em 2010, 2011, 2012, 2015 e 2016. Após a boa competição que fez em 2009, o time só conseguiu chegar à segunda fase da Copa novamente em 2018, quando passou pelo Manaus e foi eliminado pelo São Paulo na fase seguinte.

Já em 2019, a torcida nutria muita esperança no time. Afinal, o time vinha de três acessos consecutivos e disputaria a Série A após muitos anos. Mas a equipe não correspondeu e foi eliminada logo no primeiro jogo para o Mixto-MT.

Em 2020, mais uma eliminação na primeira fase. O CSA foi eliminado pelo Vitória-ES. Na estreia em 2021, o time mostrou estar determinado a quebrar o tabu e conseguiu. Goleou por 5 a 1 o Guarany de Sobral, mas decepcionou ao ser eliminado pelo Remo, amargando mais uma fraca campanha na Copa do Brasil, enquanto vê seu rival CRB empilhar mais uma boa campanha e se garantir na terceira fase pelo segundo ano seguido.

Agora, o CSA volta suas atenções, novamente, para a Copa do Nordeste. No próximo sábado (17), o Azulão visitará o Fortaleza, no Castelão, às 16h, para definir quem se classifica para as semis da competição regional.

Rafael Reis-GAZETAWEB
FOTO: Ailton Cruz