Maceió vai começar a imunizar com a primeira dose as pessoas portadoras de comorbidades entre 56 e 58 anos. De acordo com o cronograma definido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), serão vacinadas no sábado (1º), domingo (2) e segunda-feira (3) as pessoas com comorbidade que têm 58 anos ou mais. Na terça-feira (4), serão imunizados quem tem a partir de 57 anos, e na quarta-feira (5), terão a primeira dose pessoas com 56 anos ou mais. Para esta etapa da vacinação, a capital recebeu, nesta sexta-feira (30), 13.255 doses do imunizante AstraZeneca enviadas pelo Ministério da Saúde.

Para ser imunizada, a pessoa com comorbidade precisa apresentar documento com foto e CPF, além de um desses documentos a seguir: prescrição médica para a vacina, contendo a condição que justifique a imunização; exames específicos que estabeleçam o diagnóstico; relatório médico; ou cadastros específicos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Para esta nova fase da campanha de imunização, só vai se vacinar em Maceió quem reside na capital, exceto os trabalhadores de saúde e pessoas que recebem as doses nas unidades de saúde (hospitais) onde realizam tratamento. Para comprovar que é morador do município, é preciso apresentar, na hora da vacinação, comprovante de residência e uma cópia dele, que ficará retida no ponto para onde o usuário se dirigir.

Ainda como nova regra para vacinação, os trabalhadores de saúde autônomos vão precisar apresentar, além do documento de vínculo com o respectivo conselho de classe, conta de energia de empresa em seu nome, ou em nome de sua empresa, mesmo que seja microempreendedor individual (MEI); ou ainda autodeclaração de efetivo exercício da atividade profissional na área da Saúde, acompanhada de três contratos de prestação de serviço ou três declarações de pacientes, notas fiscais ou contratos de vinculação a planos de saúde privados. Estes critérios foram estabelecidos na Nota Técnica da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUVISA) de Alagoas, de 24 de abril.

“Maceió está sempre pronta para vacinar a maior quantidade possível de pessoas, com a celeridade que a busca pela imunização contra a Covid-19 exige. Para isso, entretanto, é preciso que as vacinas cheguem à capital. Com esse novo lote, vamos avançar ainda mais nas pessoas conforme as faixas etárias”, declarou o secretário municipal de Saúde, Pedro Madeiro.

Pontos de vacinação

A vacinação na capital segue nos oito pontos espalhados por Maceió: drive-thru do estacionamento do Jaraguá e drive-thru da sede da Justiça Federal (na Serraria), área externa do Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho), Papódromo (Vergel), Shopping Maceió (Manabeiras), Shopping Pátio e Praça Padre Cícero (Benedito Bentes); e terminal de ônibus do Osman Loureiro.

TNH-1 / Secom-Maceio
FOTO: Itawi Albuquerque/Secom Maceió