A partir desta sexta-feira (7), pessoas com comorbidades de 35 anos ou mais e profissionais da saúde com mais de 25 anos começam a ser vacinados contra a Covid-19 em Maceió. O público deve procurar um dos oito pontos da capital das 9h às 16h.

Este novo público vai ser imunizado com a vacina AstraZeneca. Na quinta-feira (6), mais de 66 mil doses do imunizante chegaram ao estado.
Onde se vacinar

Drive-thru do Estacionamento de Jaraguá – de 9h às 16h
Drive-thru da Justiça Federal (na entrada do Conjunto José Tenório) – de 9h às 16h
Shopping Maceió (Mangabeiras) – de 9h às 16h
Shopping Pátio (Cidade Universitária) – de 9h às 16h
Papódromo (Dique Estrada) – de 9h às 16h
Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho) – de 9h às 16h
Praça do Osman Loureiro (Clima Bom) – de 9h às 16h
Praça Padre Cícero, em frente ao Terminal no Benedito Bentes – de 9h às 16h

Quais trabalhadores da saúde podem ser vacinados

Tanto os profissionais de saúde quanto técnicos e auxiliares, a exemplo de médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física e médicos veterinários.
Trabalhadores de apoio dos serviços de saúde, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros, auxiliares e motoristas de ambulância.
Profissionais que atuam em cuidados domiciliares (cuidadores de idosos, doulas/parteiras), e funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.
Acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio curricular obrigatório em serviço hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

Documentos necessários para profissionais da saúde

Além de um documento com foto e CPF (exigidos para todas as categorias), os profissionais devem apresentar original e cópia dos documentos elencados a seguir:

Trabalhadores dos serviços de saúde de Maceió – Declaração de Vínculo Empregatício emitida pelo Diretor-Geral ou Diretor Médico, atestando a condição do trabalhador, contracheque atualizado (mês anterior) ou carteira de trabalho comprovando vínculo ativo
Trabalhadores de saúde autônomos – Certidão de regularidade do respectivo conselho de classe
Assistência domiciliar e trabalhadores de serviços funerários – Carteira de Trabalho que comprove o vínculo ativo ou contracheque atualizado (mês anterior)
Residentes ou Estudantes em estágio – Declaração emitida pelo serviço onde o estudante está cumprindo o referido estágio ou residência

Quais comorbidades estão incluídas no cronograma de vacinação

pessoas com síndrome de Down (com mais de 18 anos)
pacientes renais crônicos em diálise (com mais de 18 anos)
todos os tipos de diabetes
pneumopatias crônicas graves (doença pulmonar obstrutiva crônica; asma grave; fibrose cística…)
hipertensão arterial em diferentes condições
doenças cardiovasculares
doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; e demência vascular)
imunossuprimidos (transplantados, pessoas com HIV, pacientes oncológicos…)
anemia falciforme
obesidade mórbida
cirrose hepática

Todos os detalhes das comorbidades estão estabelecidos em documento elaborado por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) (clique aqui para baixar a nota técnica completa).
Documentos necessários para pessoas com comorbidades

Além de documento com foto e CPF, as pessoas com comorbidade precisam levar um dos documentos abaixo (original e cópia) para comprovação:
Prescrição médica para a vacina contendo a condição que justifica a imunização
Exames específicos que estabelecem o diagnóstico
Relatório médico
Receitas para terapêutica específica de condições descritas
Cadastros em sistemas específicos do Sistema Único de Saúde

Fonte: Assessoria \ TRIBUNA HOJE