Tratamento odontológico está longe de ser um luxo. Trata-se de uma necessidade essencial ao cidadão. E a mamãe do pequeno Henry José, 4 anos, teve que esperar a idade de seu pequeno para ter a garantia de um atendimento odontológico gratuito. Priscila Rodrigues, 32 anos, a mãe de Henry, é uma das pacientes que esteve, nessa semana, no PAM Salgadinho, após a retomada do serviço que estava paralisado desde 2017.

“Aqui encontrei um atendimento de qualidade para o Henry, não tenho do que reclamar. A equipe é muito atenciosa e competente”, elogiou Priscila Rodrigues.

A Prefeitura de Maceió voltou a oferecer, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do PAM Salgadinho, o serviço de Endodontia à população. Ele tinha sido suspenso ainda em 2017, um ano antes da reforma no local, que começou em 2018.

Somente em cinco meses da atual gestão, o PAM passou a oferecer todas as especialidades relativas à saúde bucal, como Periodontia, Radiologia, Prótese Total, Odontopediatria, Estomatologia, além de atendimentos para pacientes com necessidades especiais e Cirurgia Buco Maxilo, concentrados no bloco F.

O aposentado Jorge Domingos, 63, também buscou atendimento e conta que lá conseguiu fazer todos os tratamentos que precisava. “Eu precisava fazer vários tratamentos nos meus dentes, dentre eles, de canal, e, aqui, fui bem atendido e fiz todos. Gostei muito do atendimento”, ressaltou.

Com a ampliação dos serviços, a expectativa é de que Maceió passe a atender, mensalmente, nesse primeiro momento, aproximadamente 700 pessoas, com previsão de aumento gradual nos números de procedimentos.

De acordo com Ducy Lily Joazeiro, gerente de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o momento vivido pela saúde bucal no PAM Salgadinho é histórico. Para ela, as determinações e condições de trabalho oferecidas pela gestão de JHC têm motivado bastante os profissionais do setor. Atualmente, Maceió conta com 22 profissionais da área de saúde do CEO no local.

“Temos muitos motivos para comemorar. Estamos nos reestruturando após a reforma do local, e mesmo durante a pandemia. Para isso, contamos com uma equipe de profissionais muito comprometida e, mais ainda, temos total apoio da gestão nesse sentido. Estamos muito empolgados com a retomada do serviço de Endodontia no CEO do PAM Salgadinho”, comemora Ducy Lily.

Marcela Holanda, coordenadora do CEO do Pam Salgadinho, também se mostra entusiasmada com a retomada do serviço.

“A Endodontia é uma especialidade de extrema importância, e, no município, não tinha onde realizar esse tipo procedimento. A retomada é um grande marco para todos nós, um grande avanço da gestão JHC. A Endodontia há muito tempo estava suspensa; ele conseguiu implantar a odontopediatria aqui no CEO, além de ampliar a oferta de vagas para todas as especialidades”, afirmou a coordenadora do setor.

A capacidade de atendimento no local foi reduzida em 50% por conta da pandemia e conta, hoje, com capacidade mensal para 684 atendimentos em todas as especialidades, de acordo com série histórica disponibilizada pela Gerência de Saúde Bucal da SMS. O CEO funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Como ter acesso aos serviços

De acordo com Ducy Lily Joazeiro, gerente de Saúde Bucal da SMS, as marcações para consultas no CEO, as consultas para endodontia e próteses são marcadas no próprio PAM Salgadinho; já as demais especialidades são feitas nas próprias Unidades Básicas de Saúde, por meio do Sistema Gestor de Regulação (SGR).

“Na UBS, o paciente será avaliado por um clínico geral. Na ocasião, o profissional vai avaliar o caso e, havendo necessidade, encaminhar o paciente ao CEO. É a própria UBS quem faz o agendamento para o centro, pelo SGR”, explicou Ducy Lily Joazeiro.

GAZETAWEB.COM \ Jobison Barros com assessoria

Assessoria