O senador Collor (PROS) defendeu nesta quarta-feira (9) a abertura de bares e restaurantes no próximo sábado (12), Dia dos Namorados. O parlamentar, que é presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, apontou que a medida seria importante para amenizar o sofrimento dos donos de estabelecimentos que sofrem com decreto do governo de Alagoas.

De acordo com Collor, a abertura dos estabelecimentos seria acompanhada de um protocolo sanitário fixado pelas agências de saúde, além da fiscalização das secretárias e órgãos. A fala de Collor se deu após ouvir os internautas, que opinaram também pela flexibilização do decreto no próximo sábado, em Alagoas.

“Pessoal, abri no Instagram uma votação para saber a opinião de vocês sobre o funcionamento de bares e restaurantes no próximo sábado, Dia dos Namorados. A expressiva maioria opinou pela abertura, obedecendo ao protocolo sanitário e à fiscalização. A permissão para o funcionamento traria alento aos comerciantes que, sufocados pelas medidas de restrição, não conseguem manter os postos de trabalho e estabelecimentos abertos. Seria uma ajuda bem-vinda neste momento de incerteza”, disse Collor nas redes.

Durante a última sessão da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, na segunda-feira (7), representantes de entidades ligadas ao setor de bares e restaurantes mostraram no debate que não há ligação entre o aumento de notificação de pessoas com Covid-19 e o funcionamento dos estabelecimentos. Diante disso, solicitaram um maior entendimento por parte das autoridades.

Na discussão, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Brandão Junior, também questionou a associação entre funcionamento de restaurantes e casos de covid-19. “Se os números [da covid-19] não caem com o fechamento do nosso setor, por que os governantes insistem em restringir nosso funcionamento por dez meses, um ano”, indagou. Segundo Brandão Junior, desde os primeiros momentos da pandemia a Abrasel nacional estabeleceu todos os protocolos sanitários para o setor, o que, no entanto, ainda não resultou na suspensão das restrições de funcionamento.

Jonathas Maresia/GAZETAWEB
Agência Senado/Arquivo