Mais uma vez, a Mercedes chegou perto de virar o jogo contra a RBR, mas viu a rival levar a melhor no GP da França neste domingo, vencendo com Max Verstappen. Segundo colocado na prova, Lewis Hamilton foi surpreendido com a ultrapassagem do rival na saída dos boxes e um segundo pit stop do holandês que valeu a vantagem com os pneus mais novos, e após a corrida, admitiu que a manobra deixou sua equipe sem alternativas.

– Ele (Verstappen) já estava muito à frente, então a única opção que eu tinha era ficar na pista. Caso contrário, ele sairia na frente e eu não ia conseguir acelerar porque eles foram muito rápidos nas retas. A única alternativa era essa, e torcer para os pneus aguentarem – disse Hamilton.

A maior parte do grid seguiu na estratégia de uma única parada, com as primeiras trocas pelos pneus duros a partir 15ª volta. Hamilton parou no 19º giro, logo depois de Verstappen, mas foi surpreendido na saída dos pits pelo rival, que o jogou para a terceira colocação.

A segunda parada do holandês foi na metade final da corrida, trocando os pneus duros pelos médios. Com o risco de não se recuperar a tempo caso também optasse por um pit stop extra, a Mercedes decidiu manter Hamilton na pista, mas o conjunto do britânico perdeu rendimento ao longo das voltas que antecederam a ultrapassagem de Verstappen pela liderança.

A vitória de Verstappen, sua terceira em 2021 e a quarta da RBR, complicou a situação da Mercedes no campeonato de construtores; a desvantagem da equipe, vice-líder, para a rival, aumentou de 26 para 38 pontos.

Hamilton, que chegou a retomar a liderança do Mundial de Pilotos com a liderança provisória no início da corrida, permanece em segundo lugar atrás do holandês. O heptacampeão reconheceu a situação adversa, mas fez uma análise positiva do final de semana, que começou em baixa ainda na sexta-feira com os treinos livres:

– A maior parte do tempo que perdemos aqui foi nas retas, então temos que cavar fundo, tentar descobrir o porquê disso, se é uma questão de potência ou arrasto… Mas ainda temos um bom conjunto. Eles tiveram uma boa estratégia e a maior velocidade durante todo o fim de semana, então, considerando que tivemos uma sexta-feira difícil, estou muito feliz com o resultado de hoje. Claro, não ganhamos, e chegamos a estar na liderança, mas eu não tinha mais pneus no final e infelizmente perdi a posição. Mesmo assim, foi uma boa corrida.

Hamilton e Verstappen agora estão empatados com três vitórias cada, em sete disputas. A oitava etapa da temporada 2021 da F1 será o GP da Estíria no Circuito de Spielberg, no próximo domingo, 27.

Globo Esporte
FOTO: Dan Istitene – Formula 1/Formula 1 via Getty Images