A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) notificou, nesta quinta-feira (1º), a Equatorial Energia para adotar providências quanto ao ordenamento de cabos e fios instalados de forma inapropriada nos postes de Maceió.

O documento dá prazo de 15 dias para que a distribuidora de energia apresente as medidas que serão adotadas, uma vez que o emaranhado de fios e cabos nos postes oferecem riscos de choque elétrico à população e aos técnicos que trabalham nos postes, além de provocar poluição visual na cidade.

“Maceió está repleta de cabos desordenados nos postes. O problema, além de atrapalhar a estética da cidade, acaba colocando em risco a segurança do cidadão. Nós demos o prazo de 15 dias para que sejam adotadas providências que promovam o ordenamento dos cabos da nossa cidade”, ressaltou o secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado.

O ordenamento de cabos e fios nos postes da capital vem sendo discutido pela Prefeitura de Maceió desde o início do mês de junho, quando representantes do Município e da Equatorial iniciaram as discussões sobre o tema.

Nota de esclarecimento: Ordenamento de cabos em postes de Maceió

A Equatorial Alagoas informa que vai adotar todas as providências necessárias junto às empresas responsáveis pelas redes notificadas pela Prefeitura de Maceió, uma vez que elas não são de responsabilidade da Distribuidora. Destacamos a necessidade de as empresas de telefonia, internet e TV a seguirem os padrões de instalação e segurança estabelecidos em contrato.

Para utilizar os postes da Equatorial é necessário ser credenciado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), apresentar um projeto técnico e, somente após a análise técnica e vistoria, a empresa poderá ser autorizada a fazer uso dos postes.

A utilização de postes sem permissão pode trazer riscos para os prestadores de serviços das operadoras e também para a população. Não é de responsabilidade da distribuidora eventuais reparos na fiação de telefonia, TV a cabo ou internet, sendo esta atribuição de competência das próprias empresas prestadoras dos serviços.

Estamos à disposição dos órgãos competentes e seguimos trabalhando em prol da segurança e da qualidade no fornecimento de energia para todos os alagoanos.

Secom Maceió |
FOTO: Ascom Semscs