A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um aviso nesta quinta-feira, 05, sobre a manutenção do alerta meteorológico para hoje, por consequência das chuvas constantes que continuam a castigar regiões do estado.

De acordo com o órgão, o escoamento de um sistema de alta pressão pós-frontal no Oceano Atlântico mantém as condições atmosféricas sobre o leste do Nordeste do Brasil favoráveis à ocorrência de chuvas. Já foram registrados acumulados significativos em pontos isolados do Litoral, em especial na Região Metropolitana, e da Zona da Mata durante a semana.

Com a previsão de continuidade das chuvas de intensidade fraca a moderada durante esta quinta nestas regiões, há risco alto de movimentação de massa em áreas de encosta, alagamentos em áreas com deficiência de drenagem e transbordo de pequenos rios e riachos.

Ainda segundo o comunicado, o alerta é válido para o Litoral (região metropolitana e norte da região) e Zona da Mata (metade norte da região). Nas outras regiões, há previsão de chuva, porém com baixo risco de ocorrência de desastres naturais. Até o momento, os principais rios e lagoas do Estado de Alagoas não apresentam risco de transbordamento.

“É fundamental o acompanhamento diário da previsão do tempo, juntamente com o monitoramento dos níveis dos rios pelo site da SEMARH através dos links: http://www.semarh.al.gov.br/tempo-eclima/previsao e http://www.semarh.al.gov.br/boletim-hidrologico respectivamente”, diz trecho do aviso.

A Sala de Alerta segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.

TNH1 com Ascom Semarh
FOTO: flickr.com