Nesta quarta-feira (25), os governadores do Nordeste emitiram uma carta em que afirmam que não permitirão que “atos irresponsáveis tumultuem o Brasil”. No documento, eles também “conclamam a sociedade e as instituições a uma atitude firme em defesa da legalidade e da paz”.

A decisão de publicar o documento foi diferente daquela tomada na segunda-feira, pelo Fórum de Governadores, que reuniu 25 chefes do Executivo estadual. O Fórum optou por pedir uma reunião com os chefes dos três poderes, entre eles o presidente Bolsonaro, e não emitir um documento sobre a crise institucional.

O documento dos Estados do Nordeste é assinado pelos governadores Wellington Dias Governador (Piauí), Renan Filho Governador (Alagoas), Rui Costa (Bahia), Camilo Santana (Ceará), Flávio Dino (Maranhão), João Azevedo Governador (Paraíba), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e a vice-governadora Luciana Santos (Pernambuco).

Na carta, eles buscam marcar posição em relação ao Fórum de Governadores, que optou por não ter mais um embate direto com Bolsonaro. No documento, que não cita o nome do presidente Bolsonaro, as autoridades afirmam que “as instituições estaduais cumprirão a missão de proteger a ordem pública e, por isso mesmo, não participarão de qualquer ação que esteja fora da Constituição”.

– Nesta carta manifestamos o compromisso com a defesa da democracia, o compromisso com o cumprimento da Constituição e da lei para alcançarmos grandes resultados na área social e econômica – disse o presidente do Consórcio do Nordeste, Wellington Dias.

Eles se encontraram no Rio Grande do Norte para o lançamento do programa Nordeste Acolhe, que contou com a presença de Lula. O programa prevê um auxílio financeiro de R$ 500 a crianças que perderam os pais devido à Covid.

Leia a íntegra da carta:

Os governadores do Nordeste, reunidos em Natal (RN) nesta data, conclamam a sociedade e as instituições a uma atitude firme em defesa da legalidade e da paz. Somente assim o Brasil terá condições de combater a inflação, o desemprego e a pobreza, que crescem nos lares das famílias da nossa Nação.

Reafirmamos que as instituições estaduais cumprirão a missão de proteger a ordem pública e, por isso mesmo, não participarão de qualquer ação que esteja fora da Constituição.

Não permitiremos que atos irresponsáveis tumultuem o Brasil.

MELHOR NOTÍCIA \ Redação, com O Globo