O Procon Maceió, órgão municipal de defesa do consumidor, alerta aos maceioenses sobre bancos que estão realizando empréstimos sem a prévia e exigida solicitação do consumidor, gerando descontos indevidos decorrentes de empréstimos não contratados.

A fraude consiste em vincular os consumidores a empréstimos consignados que não foram solicitados. Nesta modalidade, o pagamento do valor recebido é feito de forma indireta, com isso, as parcelas são descontadas diretamente do salário mensal ou do benefício da aposentadoria. Desta forma, as vítimas, que geralmente não têm conhecimento do valor creditado, ficam com parcelas para quitar sem ter sequer pedido o dinheiro.

Neste ano, o levantamento constatou que o número de reclamações por crédito consignado irregular teve um aumento significativo de 110% em relação ao ano passado. Só nos últimos três meses, as reclamações dobraram, saltando de 16 para 26, uma alta de 38%.

De acordo com o diretor executivo do Procon Maceió, Leandro Almeida, “muitas pessoas não têm o hábito de observar com frequência o extrato bancário e só notam que o empréstimo foi feito após já terem utilizado o valor depositado”. Ele também ressaltou a gravidade da situação, pois os idosos, que são os consumidores mais afetados, têm grande dificuldade em encontrar auxílio para resolver o problema.

A orientação para quem for vítima do golpe é procurar o Procon para fazer a reclamação, além de pegar seu extrato do INSS e entrar em contato com o banco responsável. Leandro afirma ser extremamente importante que a população verifique com frequência seus extratos bancários, se eles marcam algum depósito ou cobrança indevida, pois, com o controle contínuo da conta, é possível identificar essas tentativas de golpe com maior facilidade e evitar maiores prejuízos.

Outros atendimentos

Para realizar denúncias ou obter mais informações e orientações, o consumidor pode entrar em contato pelos telefones 0800 082 4567 ou no WhatsApp (82) 98882-8326. Para quem prefere atendimento de forma presencial pode se dirigir em qualquer uma das unidades do Procon Maceió: no Centro Universitário Uninassau, no bairro Farol; na sede da antiga FAT, atual Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ), no Barro Duro; e na sede do Procon Maceió, na Rua Dr. Pedro Monteiro, 47, no centro de Maceió. O horário de funcionamento é das 8h às 14h.

Os núcleos da UMJ e Uninassau estão abertos ao público de 8h às 13h, de segunda a sexta-feira. Para formalizar as denúncias, é necessário entregar as cópias do RG, CPF, comprovante de residência e demais documentos que forem necessários para embasar as reclamações de abuso aos direitos do consumidor.

Jobison Barros com assessoria \ GAZETAWEB.COM

FOTO: Procon Maceió