Na última sexta-feira, 10, um homem foi preso por desacato depois de denunciado por vizinhos por conta de som alto no bairro Santa Lúcia, parte alta da capital. A farra era, na verdade, a comemoração pela aprovação no Concurso Público para ingresso na Polícia Militar de Alagoas, cujo resultado foi divulgado naquele mesmo dia. Chamou atenção a ficha do sujeito – ele teria no “currículo” 7 prisões – e um outro fato que não preenche os requisitos do certame, ele só teria a 4ª série do Ensino Fundamental. Com isso, a polícia também vai investigá-lo por suspeita de fraude. Paralelamente, uma outra denúncia dá conta de que um grupo de União dos Palmares, cerca de 150 pessoas, que teria comprado o gabarito da prova realizada no dia 15 de agosto. As respostas corretas da prova teriam sido clonadas, e daí viria a aprovação de presidiários ou ex-presidiários. O TNH1 teve acesso inclusive a nomes de supostos fraudadores, incluindo filhos de políticos influentes da cidade, que fica na Zona da Mata do estado. Nos grupos de WhatApp do interior, circulam prints que apontam que os fraudadores obtiveram a mesma pontuação em todas as disciplinas da prova.

Diante de tantas denúncias – some-se a isso um tentativa de fraude por ponto eletrônico no concurso da Polícia Civil também aqui em Alagoas – o concurso da PM enfrenta agora rumores de um possivelmente cancelamento, mas nada oficial, até o momento. Por enquanto, o fato é o certame, que ofereceu 1060 vagas, já está sendo investigado pelo setor de inteligência da Segurança Pública.

O que diz o Cebraspe? Em nota sobre a prisão do ex-detento e do grupo de União dos Palmares, a organização não comenta a possibilidade de suspensão das provas, apenas ressalta que os procedimentos de segurança não se limitam ao momento de aplicação das provas, abrangendo todas as etapas do certame. O centro diz ainda que é possível a identificação e a eliminação de pessoas que possam ter se utilizado de meios ilegais mesmo após a aplicação das provas. Na prática, a polícia precisa de provas muito maiores do que os prints de WhatsApp.

“O Cebraspe informa que os procedimentos de segurança do Centro não se limitam ao momento de aplicação das provas e abrangem todas as etapas do certame. Assim, é possível a identificação e a eliminação de pessoas que possam ter se utilizado de meios ilegais mesmo após a aplicação das provas. Informa, ainda, que, conforme o edital do certame da Polícia Militar do Estado de Alagoas (PMAL), se, a qualquer tempo, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou por investigação policial, que o candidato se utilizou de processo ilícito, suas provas serão anuladas e ele será eliminado do concurso público. Por oportuno, esclarece-se que o Centro já se colocou à disposição da polícia e é o maior interessado em esclarecer os fatos”.

Secretaria de Segurança Pública – em meio às denúncias, ainda nesse sábado, 11, o secretário Alfredo Gaspar de Mendonça se manifestou no Twiiter (abaixo), dizendo que determinou investigação pela polícia.

“@Alfredogaspar_ Determinei a inteligência da segurança pública a investigação das notícias de irregularidades no concurso realizado para PM. Sendo confirmada, o(s) bandido(s) será(o) preso(s) e excluído(s) do certame. A SSP não faz parte do organização do concurso, mas ajudará no esclarecimento”.

Secretaria de Planejamento – A Seplag se manifestou em nota sobre a prisão do homem preso nesse sábado, ressaltando que já fez contato com a organização do concurso para apurar os fatos, reforçando que “todo cidadão está apto a fazer a prova, desde que cumpra os requisitos previstos no edital, e que, para além dos exames, há, ainda, outras etapas eliminatórias que integram o certame”. O que indica que mesmo quem entrou por meio de meios fraudulentos ainda enfrentará outras etapas, como a investigação social e teste de aptidão física. Sobre o grupo que teria comprado o gabarito da prova, a Secretaria aguarda um retorno do Cebraspe.

Segundo os especialistas, em tese, quem tem antecedentes criminais podem sim concorrer a concurso público, desde que o processo não tenha tido a condenação definitiva, juridicamente conhecido como “trânsito em julgado”. Nesse caso o inusitado de um candidato com vasta ficha de crimes concorrer a uma vaga de policial pode ficar só na ironia mesmo.

“A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) informa que já entrou em contato com o Cebraspe, banca responsável pela organização do concurso da PMAL, para que seja feita a apuração dos fatos. A Seplag reforça que todo o cidadão está apto a fazer a prova, desde que cumpra os requisitos previstos no edital, e que, para além dos exames, há, ainda, outras etapas eliminatórias que integram o certame. Caso haja comprovação de que algum candidato fez uso de meio ilícito durante a realização das provas, ou que não cumpre as demais premissas do concurso, este será eliminado do processo. A Secretaria vem acompanhando de perto todas as tratativas relacionadas ao certame, no intuito de assegurar a sua lisura e, também, de garantir que o melhor quadro de candidatos seja, de fato, selecionado para apoiar o desenvolvimento do estado de Alagoas”.

TNH1
DIVULGAÇÃO