O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira parece que diminuiu o tom no seu ataque direcionado aos gestores estaduais sobre alta dos combustíveis. Há alguns dias, Lira chegou a dizer em discurso, durante a vinda de Bolsonaro a Alagoas, que a taxa do ICMS nos estados influenciava na alta dos combustíveis.

Mas com seu retorno a Brasília, o presidente parece ter moderado as suas declarações e afirmou que não é possível dizer que o ICMS puxa o aumento dos preços.

“Não é que ele influencie o aumento, não é que ele puxe o aumento nem que ele seja motivador, como estão tentando desviar o assunto. Não. Não é o ICMS que puxa o aumento do combustível. Mas toda vez que o petróleo e que o dólar puxam o aumento do combustível, o ICMS ele é alterado, os estados estão necessariamente arrecadando mais”, disse.

Com isso, ele defendeu que o valor do imposto seja fixado. Lira afirmou que o Congresso pode construir uma saída que melhore o ambiente de uma questão “que nós sabemos que não é só nacional, é mundial”.

“Mas aqui nós temos outras alternativas que podem ser construídas para minimizar esses problemas”, completou.

CADA MINUTO

Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados