O anseio por mudanças na seccional alagoana da entidade máxima da advocacia no país tem se materializado em ações. E uma das mais significativas é a que está em curso na segunda maior cidade alagoana.

Em caráter inédito, foram lançadas pré-candidaturas de duas advogadas para encabeçar a subseção da Capital do Agreste: as advogadas Irenny Karla, como pré-candidata à presidência, e Glécia Alexandrino, pré-candidata a vice.

As subseções são as unidades descentralizadas pelas quais a seccional da OAB de Alagoas se faz representar, operacionalmente, nas demais cidades, fora da capital – onde se encontra a direção da seccional estadual da OAB de Alagoas.

O lançamento foi cercado de significação, também, porque marcou o momento em que a advocacia arapiraquense recebeu a caravana do Movimento “Unir Faz Bem”.

O movimento tem como principais lideranças o advogado Vagner Paes e Natália Von Sohsten, respectivamente, pré-candidato à presidência e pré-candidata à vice-presidência da OAB de Alagoas, nas eleições de novembro.

Estão subscritos na “capital do Agreste” cerca de 980 profissionais da advocacia, que atuam em diferentes áreas, segundo a advogada Irenny.

Devido à magnitude conquistada pela cidade, as áreas de atuação acabaram por se tornar tão diversas quanto na capital, havendo profissionais que se dedicam à advocacia previdenciária, criminal, trabalhista, cível, entre outras.

Em diferentes cidades já visitadas pela caravana do Movimento “Unir Faz Bem”, ao contrário, há maior especificidade da área de atuação; havendo, por exemplo, maior número de advogados e advogadas dedicados à advocacia trabalhista ou previdenciária, conforme a economia daquela região.

“O balanço que fazemos é muito positivo”, declarou o advogado Vagner Paes, referindo-se à programação anterior ao evento em Arapiraca, ocorrido ao longo da semana.

“Tivemos uma recepção calorosa em Piaçabuçu e um almoço grandioso em Penedo. Mas, sobretudo, a confirmação de que a advocacia alagoana clama por mudança de atitude e mais apoio, da parte da sua entidade representativa”, acrescentou – referindo-se à OAB.

A advogada Natália Von Sohsten destacou a união para escolha dos nomes que compõem a pré-candidatura à subseção de Arapiraca.

“A maneira como está se dando a formação do grupo em torno dos nomes, em Arapiraca, é um exemplo de união e conciliação”, declarou.

As advogadas Irenny Karla e Glécia Alexandrino tiveram seus nomes respaldados por consenso dos grupos que pleiteavam a condição de pré-candidatos.

Os advogados César Filho e Abel Felipe abriram mão do pleito para apoiar as colegas à pré-candidatura.

A exemplo de outras lideranças da advocacia no Agreste e Sertão de Alagoas, eles estavam presentes à cerimônia de lançamento das pré-candidaturas das advogadas Irenny Karla e Glécia Alexandrino, também proferiram discursos e foram saudados pela audiência.

“Não sabíamos se chegaríamos com um número maior de votos, mas, que é o grupo com os melhores nomes, temos certeza de que é”, disse o advogado César Filho.

“O que Arapiraca construiu foi a situação em que temos uma pré-candidatura de um grupo; não um grupo de um candidato”, acrescentou, ao proferir seu discurso.

“Aqui não teve pré-candidatura inegociável”, concluiu, ao que foi saudado com aplausos.

O advogado Abel Felipe, que também ajudou a formalizar o consenso em torno dos nomes de Irenny Karla e Glécia Alexandrino, exemplificou, dizendo que não retirou o nome, abrindo mão de um sonho.

Eu o transferi para nomes que também nos representam”.

Para a pré-candidata Irenny, a proposta é inovar na direção da subseção.

“Queremos ser exemplo, exemplo na administração, mostrar a forma de as mulheres administrarem. E, até mesmo, servir de espelho para todos – para as meninas, por exemplo. Para vejam em nós uma possibilidade de realizar seus sonhos”.

CADA MINUTO

Foto: Assessoria