Com uma média de 700 propostas a cada mês, o Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação chegou, até o fim de novembro, a 11.168 negociações apresentadas aos moradores, empresários e comerciantes das áreas de desocupação e monitoramento. Deste total, 9.608 já foram aceitas. Ou seja, mais de 65% de moradores dos bairros afetados pelas rachaduras aceitaram a indenização proposta pela Braskem.

A diferença entre o número de propostas apresentadas e aceitas se deve ao tempo que os moradores têm para analisar os valores ou solicitar uma reanálise. De todas as propostas apresentadas desde o início do Programa, em dezembro de 2019, apenas 42 foram recusadas. O índice de aceitação permanece em 99,6%.

A Braskem já concluiu o pagamento de 8.373 indenizações que, somadas aos auxílios financeiros e honorários de advogados, totalizam R$ 1,8 bilhão. Os dados constam do relatório mensal de acompanhamento, que é regularmente apresentado às autoridades* e estão disponíveis para consulta no site Braskem.com.br/alagoas.

Comerciantes e empresários

O Programa também apresentou 2.743 propostas para comerciantes e empresários, e 1.820 compensações foram pagas. Desde fevereiro, técnicos sociais exclusivos oferecem suporte no levantamento de informações e documentos, além de tirarem dúvidas específicas, o que vem garantindo agilidade ao processo de realocação dos diferentes tipos de empresas e negócios informais.

97% dos imóveis desocupados

Na realocação, dos 14.415 imóveis localizados nas áreas de desocupação e monitoramento definidas pela Defesa Civil, 97% já foram desocupados preventivamente. Na área 01, de monitoramento, 89% das famílias – que podem se mudar depois de receber a compensação financeira ou esperar até dezembro de 2022, o que vier primeiro – já foram realocadas. Todos os moradores e comerciantes das zonas A, B e C e da área de resguardo já se mudaram. Nas zonas D, E, F e G, o percentual de realocação está em 99%.

GAZETAWEB.COM \ Greyce Bernardino, com Assessoria

FOTO: Assessoria