Com a extinção do contrato da empresa Veleiro, os funcionários da empresa serão absolvidos pelas outras empresas de ônibus que operam na cidade para evitar um desemprego em massa. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de Alagoas (Sinttro), as empresas irão contratar 130 funcionários entre motoristas, cobradores, mecânicos e outras funções.

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) extinguiu o contrato de concessão de operação nas linhas de ônibus da empresa Veleiro em Maceió. A decisão de cacucidade do contrato foi tomada com base no Processo Administrativo que apurou de descumprimento de dispositivos convencionados em contrato administrativo de concessão de serviço público de transporte coletivo de passageiros por ônibus.

Além dos trabalhadores em Maceió, o Sindicato busca acomodar também os trabalhadores da empresa na linha que atuava na cidade de Rio Largo. Um levantamento ainda vem sendo feito para saber a quantidade real dos funcionários, já que a empresa possuía dois CNPJ.

De acordo com a SMTT, também foram levadas em consideração demandas que partiram da população por meio do WhatsApp do Transporte, um canal criado pela Superintendência para receber denúncias dos usuários do transporte coletivo de forma mais ágil; além do longo histórico de infrações contratuais da empresa.

Após as denúncias, as fiscalizações da SMTT na empresa Veleiro constataram descontinuidades na prestação dos serviços. Entre elas, a não disponibilidade de GPS nos ônibus que operam na capital e mau estado de conservação dos veículos.

CADA MINUTO

Foto: Sindicato/Facebook