Reforço do Coritiba, o atacante Alef Manga vai completar um salto da Série D para a Série A do Brasileiro em dois anos. Em 2020, o jogador estava no Coruripe-AL, passou pelo Volta Redonda (Série C), e em 2021 jogou a B pelo Goiás. No Coxa, ele completará essa escalada para jogar na elite do Brasileirão.

– Muito feliz, oportunidade que Deus está me dando, poder jogar uma Série A, um sonho realizado. Agradecer à diretoria do Coxa pela oportunidade, por acreditar no meu trabalho. Agradecer também aos torcedores do Coxa, que mandaram mensagem desejando boa sorte. Espero poder contribuir dentro de campo, dar essa alegria para a torcida – disse o atacante.

Alef Manga tem 27 anos e chega com o peso de ter marcado 22 gols na última temporada (um a menos que o agora companheiro Léo Gamalho, que fez 23). Foram 12 gols pelo Volta Redonda, sendo nove no Campeonato Carioca – foi o artilheiro da competição. Desempenho que o levou para o Goiás, onde balançou a rede nove vezes na Série B do Brasileiro.

O atacante atua pelos dois lados do campo, mas também pode atuar como falso nove. Um leque de opções para o técnico Gustavo Morínigo montar o setor ofensivo do Alviverde.

– Jogo pelas beiradas, tanto pela esquerda quanto pela direita, tenho uma passada muito larga, finalizo muito bem, tenho bastante força também. Gosto bastante de jogar como falso nove. Então, o que o professor me colocar ali na frente, que eu possa sempre estar ajudando ele em qualquer posição que pedir. Estou muito feliz e preparado – comentou.

Apelido e carreira

Alef Mangueira Severino Pereira virou Alef Manga no futebol. O atacante nasceu em Santos, tentou jogar na base do Peixe, mas acabou dispensado. A formação dele foi praticamente toda no futebol de várzea. Depois, ele passou por Jabaquara e São Vicente, times do litoral santista.

Entre 2017 e 2018, Alef Manga passou pelo futebol paranaense e defendeu Cascavel CR, Maringá e FC Cascavel. Jogou em seguida no Oliveirense, de Portugal, e voltou ao Brasil para defender o Coruripe-AL, o ASA-AL e o Resende-RJ, esse último já em 2020. Depois disso, ele começou a escalada pelas divisões do Brasileirão.

Além de Alef Manga, o Coritiba anunciou mais três reforços: o lateral-esquerdo Egídio (ex-Fluminense), o atacante uruguaio Pablo García (ex-River Plate-URU) e o meia Régis (ex-Guarani).

O Alviverde segue realizando os treinamentos de pré-temporada. A primeira partida em 2022 será contra o Cianorte, no dia 22 de janeiro, na abertura do Campeonato Paranaense. O Coxa terá ainda a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.

TRIBUNA HOJE
(Foto: Divulgação / Coritiba)