Uma idosa e o filho dela, de 96 e 74 anos, respectivamente, foram resgatados em situação de abandono por agentes do Programa Ronda no Bairro, nessa quarta-feira (9), no bairro do Poço, em Maceió.

Diabética e cardiopata, a idosa estava sem comer há dois dias e apresentava ideias confusas, enquanto o filho teve que ser internado no Hospital Escola Portugal Ramalho.

Essa foi a terceira visita realizada pela equipe de Articulação e Mobilização Social à família, que é acompanhada pelos agentes do Ronda e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Quando chegaram à residência, psicólogos e assistentes sociais encontraram a idosa sozinha e chorando, com um potencial quadro depressivo. Ela usava as mesmas roupas há três dias.

O filho dela chegou posteriormente. Ele estava nervoso e, também, apresentava ideias desconexas. De acordo com os agentes sociais do Ronda, a casa estava em condições de higiene muito precárias e insalubres, mais do que em visitas anteriores. Mesmo com o bom vínculo entre mãe e filho, ficou comprovado que ambos não têm condições de se cuidar.

Diante do quadro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi solicitado para conduzir o idoso ao Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), onde foi medicado e internado. Após contato da equipe social, familiares se disponibilizaram a cuidar da idosa.

GAZETAWEB.COM \ Greyce Bernardino, com Assessoria

FOTO: Assessoria