A Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) 2, pertencente à Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), situada em Pão de Açúcar, no Médio Sertão de Alagoas, foi invadida por criminosos nessa quarta-feira (16). Equipamentos foram levados e um funcionário da empresa foi mantido em cárcere privado por mais de 6 horas. Com o prejuízo, 18 cidades alagoanas estão sem água e não há previsão de retorno do abastecimento.

A ação iniciou às 14h, quando o operador de bombas plantonista foi rendido na estação, por um grupo de mais de três pessoas. Somente por volta das 21h, o funcionário foi liberado após os assaltantes subtraírem diversos materiais.

Ainda de acordo com dados apurados pela reportagem, os técnicos da Casal ainda estão catalogando os prejuízos. Foram constatados arrombamentos dos quadros de comandos elétricos, furtos de cabos de força de alimentação e distribuição.

INFORMAÇÕES DA COMPANHIA

Informações divulgadas na manhã desta quinta (17), pela Casal, indicam que o assalto aconteceu enquanto profissionais trabalhavam na manutenção de conjuntos motobombas da EEAT, que fica na divisa entre os municípios de São José da Tapera e Pão de Açúcar.

“Devido a essa manutenção emergencial, o abastecimento da região já estava há alguns dias com restrição e, antes do assalto na EEAT 1, o sistema estava operando com cerca de 65% da capacidade. A manutenção estava perto do fim e a expectativa era fazer os testes e retomar a capacidade plena do sistema ainda esta semana. Porém, a ação criminosa trouxe novas deficiências e o sistema foi totalmente paralisado”, explicou a estatal.

A Casal informou ainda que, devido aos danos, que ainda estão sendo totalmente catalogados pela empresa, o abastecimento de água para as 18 cidades da região segue paralisado e, por enquanto, sem previsão de normalização.

A Companhia já comunicou a situação à Polícia Civil (PC), por meio do registro de Boletim de Ocorrência (BO), e aguarda que as investigações apontem os suspeitos ou recuperam os materiais roubados.

Mesmo caso em 2021

Alguns funcionários da Casal relataram que este não foi o primeiro caso em que uma EEAT foi alvo de criminosos.

O servidor conta que, em novembro do ano passado, a EEAT 2, que fica em São José da Tapera, também foi arrombada por criminosos. Na oportunidade, a ação se deu entre às 22h até quase 3h da madrugada.

Da mesma forma que ontem, a ação do bando resultou na retirada de vários equipamentos, e, também, o funcionário de plantão foi mantido preso no local, por várias horas.

GAZETAWEB.COM \ com Alagoas na Net

FOTO; Casal