O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato à Presidência da República na eleição deste ano, terá um encontro nesta quarta-feira (2) com o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador.

Lula chegou ao país na noite de segunda-feira (28) e foi recepcionado na chegada pelo secretário de Relações Internacionais do governo do México, Marcelo Ebrard, e por Mário Delgado, presidente do Morena, partido do presidente mexicano.

Acompanham o ex-presidente na viagem a deputada e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), os ex-ministros Celso Amorim e Aloizio Mercadante, além do senador Humberto Costa.

Além do encontro com Obrador, Lula se reunirá com deputados e senadores mexicanos do Morena. Segundo Gleisi Hoffmann, a pauta dos encontros é o fortalecimento das relações latino-americanas.

Nesta terça, em conferência de imprensa com jornalistas mexicanos e correspondentes internacionais, Lopez Obrador disse que o encontro com Lula se trata de uma “reunião de amigos” e de quem está buscando que “as coisas mudem” na América Latina e no mundo.

Obrador declarou que o México não teve “nenhuma diferença” com o presidente Jair Bolsonaro até o momento e que quer manter uma relação de respeito entre os dois países.

O presidente mexicano disse querer receber Lula porque é “um dirigente reconhecido, muito importante no Brasil, na América Latina e no mundo”.

“Ademais, recebê-lo com respeito e admiração, porque ele foi vítima de um ato autoritário repressivo, fabricam delitos e o prenderam injustamente”, afirmou o mexicano.

Obrador afirmou que Lula foi vítima de um “ato autoritário repressivo”, em referência à Operação Lava Jato – o ex-presidente teve a condenação anulada pelo Supremo Tribunal Federal.

“Nós temos simpatia com Lula e sobretudo pelo que representa, e que não se persiga a dirigentes sociais, dirigentes políticos que lutam em favor do povo e que tem que enfrentar a esses grupos conservadores e oligarquias”, ressaltou Obrador.

Desde o fim do ano passado, o ex-presidente tem mantido encontro com chefes de Estado e de governo.

Em novembro de 2021, o ex-presidente se reuniu com o presidente da França, Emmanuel Macron, desafeto do presidente Jair Bolsonaro, em Paris.

Ainda em novembro, Lula também visitou o primeiro-ministro Pedro Sánchez, chefe do governo espanhol.

Um mês depois, foi recebido pelo presidente da Argentina, Alberto Fernández, na Casa Rosada, onde participou do evento “Democracia Para Siempre”, que marcou o aniversário de 38 anos da redemocratização no país.

Por Luiz Felipe Barbiéri com g1
Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação