O prefeito de Maceió JHC (PSB), não deve disputar o Governo de Alagoas nas próximas eleições, apesar de ter o nome apontado como o favorito para a disputa do cargo pelo seu partido. O gestor da capital alagoana foi questionado pela reportagem da Tribuna Independente se ele tende a sair candidato este ano. As declarações do prefeito foram dadas ontem (7) após a solenidade de lançamento do conjunto de ações da campanha Março Lilás, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no centro.

Nacionalmente, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, tem dito que um dos quadros da legenda que podem sair candidatos nos estados é o do prefeito JHC.

“Eu fico feliz de ser lembrado e ter esse apoio do partido e também vendo o apoio que recebo nas pesquisas que estão sendo divulgadas, mas a minha missão, o meu propósito é permanecer junto à Prefeitura de Maceió”, afirmou o prefeito.

JHC reforça que pretende continuar com as mudanças que tem feito na capital. “Fico realmente feliz de ser lembrado como nome para ocupar um cargo tão honroso como é o Governo de Alagoas, mas nesse momento a minha missão é dar continuidade a todas as mudanças que têm sido realizadas em Maceió”, ressaltou.

Recentemente, o prefeito de Maceió se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), com o senador Rodrigo Cunha (PSDB) e com o deputado estadual Davi Davino (PP), em Brasília. Em pauta, o debate sobre a concessão do saneamento básico da região metropolitana, no entanto, nos bastidores políticos, foi divulgado que havia a possibilidade de uma formação de chapa para disputa do governo estadual.

Pelo grupo do prefeito JHC, o nome mais cotado para disputar o governo alagoano é do senador Rodrigo Cunha. Cunha já disse ter interesse, mas as conversas ainda estão acontecendo.

SEM NOME À PRESIDÊNCIA

Em Alagoas, o governador Renan Filho e o senador Renan Calheiros (MDB) já declararam apoio ao ex-presidente Lula (PT) para a presidência, enquanto o presidente da Câmara Federal Arthur Lira (PP), reafirma seu apoio a Bolsonaro, do mesmo partido. Porém, segundo JHC, o PSB ainda não decidiu quem vai apoiar.

“O PSB não tem ainda uma discussão, um fechamento com relação a um candidato à presidência, mas o partido respeita as decisões que são tomadas de forma regional. Ainda vamos passar por um amplo debate e, apesar das candidaturas estarem sendo comentadas, ainda não estão efetivamente postas”, explicou o prefeito.

Ele conta que quando os nomes forem definidos, o PSB terá definições mais claras. “Então teremos definições mais claras e discutiremos quais as opções teremos para poder nos guiar na escolha”, concluiu o prefeito em contato com a reportagem da Tribuna.

MARÇO LILÁS

Com o tema ‘Bem me cuido, bem me quero’, o prefeito lançou a campanha do Março Lilás, mês de prevenção do câncer do colo do útero e também comemorado o Dia Internacional da Mulher. Durante todo o mês serão realizadas diversas ações para garantir mais proteção, dignidade, empoderamento, acessibilidade e saúde às mulheres.

“Desde o início da nossa gestão, tem sido um marco as políticas públicas em defesa das mulheres. Recentemente assinamos o decreto que garante 5% das moradias para as mulheres vítimas de violência. Teremos uma equipe permanente na Casa da Mulher, que foi capacitada para acompanhar as mulheres com medidas protetivas. E durante todo esse mês estaremos divulgando muitas ações para trazer mais dignidade e desenhar ainda mais políticas públicas da melhor maneira possível para as maceioenses”, discursou o gestor.

A campanha traz ações voltadas à saúde da mulher durante todo o mês, buscando conscientizar a população sobre prevenção e diagnóstico precoce do colo de útero. A ação é fruto de parceria da Secretaria de Saúde com o Gabinete de Políticas Públicas para as Mulheres, que durante o Março Lilás, vai realizar atividades que envolvem promoção da autoestima, saúde, capacitação, cultura e entretenimento.

Por Thayanne Magalhães com Tribuna Independente
Foto: Assessoria