A Câmara dos Deputados aprovou a criação do Programa Nacional de Navegação de Paciente com câncer de mama, proposto pela deputada federal Tereza Nelma, na noite desta quarta-feira. O programa vai aumentar as chances de cura, monitorando, guiando e agilizando o tratamento dos pacientes com diagnostico de câncer no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse tipo de câncer acomete 60 mil mulheres por ano no nosso país e existem grandes dificuldades em relação à triagem, diagnóstico e o tratamento. Isso decorre de problemas como o acesso aos serviços, desorganização e falta de informação. Podemos evitar que milhares de mulheres morram dessa doença por conta deste atraso”, explica Tereza Nelma.

Auditoria recente realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) constatou que o diagnóstico do câncer de mama é feito de maneira tardia, em estágio avançado, o que diminui as chances de cura. O Programa de Navegação vai contribuir com o cumprimento, em prazo menor, das leis que garantem às pacientes o diagnóstico (30 dias) e o início do tratamento pelo SUS (60 dias).

A navegação da paciente com câncer é uma forma de promover o acesso aos cuidados de qualidade para o paciente oncológico. Os navegadores funcionam como guias e são profissionais treinados para facilitar a trajetória do paciente durante o seu tratamento contra o câncer, auxiliando ou realizando serviços de agendamento de exames e consultas, explicando o sistema de saúde, facilitando seus encaminhamentos e criando uma ponte de comunicação.

O Programa apresentado pela deputada federal Tereza Nelma se inspirou na metodologia exitosa criada pela mastologista Sandra Gioia, que coordena o Programa de Navegação de Pacientes para câncer de mama do Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart (HEMulher), uma instituição hospitalar do Estado do Rio de Janeiro.

CADA MINUTO