A abobrinha é um alimento versátil, que oferece muitos benefícios para a saúde. Como é possível fazer o preparo de diversas maneiras, ela torna-se uma excelente opção para quem pretende incluí-la no cardápio – de forma mais sutil – para aproveitar suas propriedades.

De acordo com a cartilha do Programa Brasileiro para a Modernização da Horticultura, a abobrinha é da família das cucurbitáceas. A italiana e a brasileira são as que mais consumimos no nosso dia a dia. A italiana também é conhecida como abobrinha de moita, de tronco ou de árvore, pelo seu crescimento ereto. Já a brasileira é chamada de abobrinha de rama, possuindo formato cilíndrico com bojo.

Propriedades e indicação

Ricas em vitaminas, principalmente as do complexo B, as abobrinhas também oferecem uma excelente quantidade de fósforo, potássio, cálcio e magnésio – além das vitaminas A e C e ômega 3.

O consumo da abobrinha, além de ser recomendado devido a grande presença de nutrientes em sua composição, também é indicado para refeições de baixa caloria. Dessa forma, é uma ótima aliada para quem busca o emagrecimento e a perda de peso de forma saudável.

Benefícios da abobrinha

Ajuda a perder peso: a abobrinha tem pouquíssimas calorias. Isso faz com que ela seja um excelente alimento para quem pretende emagrecer. Além disso, em sua composição, o alimento tem bastante água e contribui para a hidratação do corpo.

Regula os níveis de açúcar: graças ao seu índice glicêmico baixo, que proporciona liberação mais lenta do açúcar no sangue, e também pela presença de pectina, que é uma fibra que influencia nos níveis de insulina, o consumo regular da abobrinha permite que os níveis de açúcar no sangue sejam controlados.

É anti-inflamatória: a presença de betacaroteno, luteína e ômega na abobrinha beneficia o organismo protegendo-o contra inflamações, evitando problemas como a úlcera gástrica e também tornando o coração mais saudável.

Melhora o colesterol: isso porque seus compostos antioxidantes reduzem os níveis de colesterol ruim (LDL) e marcadores inflamatórios como a PCR (proteína C-reativa), auxiliando, consequentemente, na boa saúde do coração. Além disso, possui magnésio, mineral que ajuda a reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame.

Estadão
FOTO GOOGLE