A Secretaria de Educação (Semed) lançou no início de março o Programa Capacita Coruripe, com o objetivo de capacitar os servidores da educação, com palestras e oficinas para fortalecer a recuperação do ensino-aprendizagem, prejudicado pelo afastamento dos alunos das salas de aulas ocasionado pela pandemia da Covid-19.

A primeira atividade do programa foi uma palestra ministrada pelo professor e doutor em Educação, Júlio Furtado, em 03 de março para gestores, coordenadores pedagógicos e equipe técnica da Educação. E nos dias 21 e 22 de março o programa seguiu capacitando toda a rede com oficinas sobre qualidade no atendimento, boas práticas no manuseio de alimentos, segurança pública, entre outras.

A gerente administrativa e pedagógica da Semed, Fabiana Rocha, explicou que o programa continuará com formações durante todo o ano.

“O programa foi criado pela necessidade de recompor a aprendizagem perdida, através de uma formação continuada. Os profissionais passarão por capacitações em diversas áreas nos meses de março, maio, julho e setembro. Nos dias 21 e 22 de março realizamos 37 oficinas para mais de 1500 servidores da rede pública, uma ação muito importante para fortalecer a recuperação gradativa da aprendizagem”, destacou a gerente.

Daiane Rose, servidora da Escola de Educação Básica José de Carvalho Souza, em Barreiras, falou da alegria em voltar a participar das capacitações.

“Estou muito feliz em participar de uma capacitação tão dinâmica e didática proporcionada pelo Capacita Coruripe. O que nós enquanto profissionais da educação temos que fazer agora é levar todo esse aprendizado para nossas escolas, e colocar em prática com os nossos alunos”, pontuou.

Wellington Costa, servidor da Escola Liege Gama Rocha falou da importância das capacitações para embasar os profissionais nesse período de baixa da pandemia.

“Estávamos precisando muito nos reunir e trocar experiências, educação se faz com troca e as capacitações são fundamentais para que possamos seguir em frente após esses dois anos tão turbulentos que o mundo vem passando”, disse.

O secretário de Educação, Marcos Beltrão, ressaltou a importância de capacitar os profissionais nesse momento que ainda requer cautela.

“O foco das capacitações é agregar novos conhecimentos à bagagem dos nossos profissionais após dois anos de afastamento dos encontros presenciais. Trazer de volta as formações irá fortalecer a troca de experiências entre eles e isso resultará em uma escola mais forte e mais preparada para enfrentar os desafios”, finalizou.

CADA MINUTO

Foto: Assessoria