Visando combater a evasão escolar entre os estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) na rede municipal, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vai realizar uma coleta de dados entre estudantes e professores. A ação é planejada e executada pela Coordenadoria Geral da EJAI nas 46 unidades da rede que ofertam a modalidade.

A iniciativa facilitará na melhora das práticas pedagógicas através da sistematização de dados estatísticos coletados durante as visitas às escolas da rede, para que a evasão escolar na EJAI possa ser minimizada e, por consequência, a educação desses estudantes seja fortalecida.

A pesquisa será realizada junto às unidades educacionais, com a aplicação de questionários entre estudantes e professores. Os dados coletados através desta aplicação serão, posteriormente discutidos e socializados para que seja possível identificar as problemáticas que desaguam na evasão escolar.

Ricardo Almeida, coordenador geral da EJAI, explica que em um levantamento realizado no último ano letivo, foi constatado que mais de 60% dos estudantes da EJAI evadem ou reprovam por frequência. Ele explica que o levantamento de dados vi ajudar a entender com maior detalhamento, os motivos destes números.

“Queremos entender os motivos que levam estes alunos a evadir da sala de aula, através de dados reais e indicadores coletados por meio da escuta aos estudantes. A partir disso, serão pensadas estratégias de permanência deles dentro das escolas, levando em conta seus interesses e necessidades”, concluiu.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria

(Imagem: Luan Oliveira (estagiário)/Ascom Semed)