Luta em defesa das mulheres foi decisiva para escolha da parlamentar ao prêmio

Em uma noite de charme e emoção, a Prefeitura de Maceió homenageou 13 mulheres, de diferentes segmentos, com o Troféu Selma Bandeira. A cerimônia foi realizada na noite da terça-feira (05), em um hotel de luxo da capital alagoana. A vereadora Silvania Batinga de Oliveira Barbosa (MDB) foi a escolhida na categoria política e recebeu o prêmio das mãos do governador Klever Loureiro e da primeira-dama do estado, Silvana Loureiro.

Em sua 12ª edição, o Troféu Selma Bandeira foi organizado pelo Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, coordenado por Ana Paula Mendes. A homenagem é dirigida a mulheres em plena atividade e que desenvolvem ações relevantes nos segmentos de pesquisa, política, filantropia, educação, serviço público municipal, empreendedorismo, defesa dos direitos da cidadania, preservação da cultura popular, artes plásticas, artes cênicas, música, literatura e gestão pública.

A parlamentar levou o prêmio em razão de seu trabalho em defesa das mulheres e do público LGBTQIAP+. Em seu discurso, Silvania convidou as mulheres presentes a se interessarem mais pela política e apontou que ocupar mais espaço na vida pública é o caminho para defender e levantar bandeiras femininas. “Esta é a marca dos meus quatro mandatos. Sempre em defesa da ocupação de mulheres em espaços sociais, pelo direito e dignidade feminina,” declarou a vereadora.

*Premiação*

Também receberam o troféu: Ana Florinda Mendonça da Silva Dantas, juíza da vara de família da capital, na categoria filantropia; a professora e escritora Rita de Cássia Codá dos Santos, na categoria literatura; a servidora pública, Paolla Vasconcelos, por seu serviço público prestado ao município; a empresária Vanessa de Holanda Cavalcante Monteiro, na categoria empreendedorismo; a professora, advogada e pesquisadora, Maricélia Schlemper, na categoria educação; por sua luta em defesa dos direitos e da cidadania, a Procuradora de Justiça Marluce Caldas também foi uma das premiadas; acompanhada pela artista plástica, Yara Barbosa Pinto, conhecida como Yara Pão, e que abocanhou o prêmio na categoria artes plásticas; além da intérprete e compositora, Fernanda Guimarães, na categoria música.

Outras homenageadas também subiram ao palco, entre elas, a filezeira do Pontal da Barra, Dilma Oliveira Vianna, na categoria preservação da cultura; a comandante-geral da Guarda Municipal de Maceió, Simone Maria Alves de Lima, na categoria gestão pública municipal; a assistente social, professora e pesquisadora, Marli de Araújo Santos, na categoria pesquisa; e Leide Serafim (Olodum), que é compositora, coreógrafa e professora de dança, e levou a premiação na categoria artes cênicas.

Entre outras autoridades, estiveram presentes o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), acompanhado da primeira-dama do município, Marina Candia; o vice-prefeito, Ronaldo Lessa, o presidente da Câmara de Vereadores, Galba Netto, acompanhado da esposa, Analuisa Carvalho, além do governador de Alagoas, Klever Loureiro e da primeira-dama do estado, Silvana Loureiro, que entregaram o prêmio à Silvania.

POR: AMANDA/ASSESSORIA
FOTO:ASSESSORIA