Junto com a alta procura pelas praias alagoanas, aumentaram também os chamados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas para atendimento a casos de afogamentos. É o que afirma o cabo Bruno Perciano, da assessoria de comunicação da corporação. Segundo dados da instituição, somente nesses primeiros meses do ano foram 41 ocorrências, enquanto que no mesmo período do ano passado o número foi de 33 chamados. Durante todo ano de 2021 foram 402 ocorrências de afogamento.

Conforme o militar, as praias que registram o maior número de afogamentos no estado são as do Francês, em Marechal Deodoro, e a do Mirante da Sereia, em Riacho Doce, em Maceió. Quando se trata exclusivamente de Maceió, Perciano disse que a Praia da Sereia fica em primeiro lugar em número de acidentes, seguida por Jacarecica.

Sobre números de afogamentos em piscinas, Perciano disse que nesses ambientes dificilmente o bombeiro é acionado. “Pois, quando ocorrem em residências, o primeiro atendimento é realizado por familiares. Já em clubes, eles têm a obrigação de disponibilizarem os guardiões de piscina”.

Entretanto, os casos de crianças afogadas em piscinas são recorrentes. Nessa segunda-feira (11), uma criança de dois anos morreu afogada em uma piscina, no bairro São Jorge.

Sobre os riscos dos banhos de mar, rios e lagoas, Bruno Perciano afirmou que cada local oferece perigos diferentes. “Nas praias temos as correntes de retorno, que são formações de correntes marítimas temporárias ou permanentes, que puxam os banhistas em direção ao alto mar. Já nos rios ocorrem as formações das chamadas bacias, onde o banhista é puxado para o fundo”.

GUARDA-VIDAS

Segundo o militar, como forma de realizar um primeiro atendimento mais ágil nos casos de afogamento, o Corpo de Bombeiros possui postos fixos de salva-vidas nas Praias do Mirante da Sereia, Pajuçara e Francês. Nas Praias de Guaxuma, Jacarecica, Ponta Verde e Sobral. Perciano disse que os postos funcionam por meio de serviço voluntário remunerado, para os quais o militar em sua folga pode se candidatar ao trabalho por até oito serviços ao mês.

RECOMENDAÇÕES

O cabo Perciano recomenda aos banhistas alguns cuidados para evitar acidentes. “A nossa orientação é que ao chegarem à praia sempre procurem o guarda- vidas e se informem sobre os perigos existentes na região. Caso não tenha salva-vidas, procurem os comerciantes do local, pois são pessoas que, em sua maioria, já conhecem o ambiente e podem indicar as melhores áreas para o banho”, alertou.

Outra orientação do militar aos banhistas é a atenção às placas de sinalização existentes no local, que comunicam sobre os riscos e a balneabilidade das praias. Para os banhistas que vão à praia com crianças, ele alerta que estejam sempre atentos. “Não percam os pequenos de vista e durante o banho elas devem ser acompanhadas por um adulto”.

As boias flutuantes usadas por crianças, segundo o militar, também merecem atenção. “Em locais de correnteza, essas boias podem levar as crianças a lugares que oferecem riscos de afogamento. Esses equipamentos também podem sofrer perfurações por pedras ou outros materiais cortantes”, ressaltou Perciano.

Em caso de afogamentos, o militar orientou que os banhistas busquem sempre ajuda, não tentem realizar salvamentos sozinhos, devido à alta chance de um afogamento duplo. Ele disse ainda que, em ocorrências de afogamento, é possível buscar ajuda do Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193.

TRIBUNA HOJE

Foto: Edilson Omena