Debatendo pautas como o desenvolvimento econômico e potenciais de Delmiro Gouveia e todo Sertão Alagoano, o seminário Cidades Empreendedoras foi um sucesso. Realizado pelo Movimento Alagoas Competitiva (MAC), com o patrocínio do Sebrae Alagoas, na última terça-feira (12), no Bristol Aline Hotel, em Delmiro Gouveia, o evento reuniu especialistas divididos em painéis temáticos debatendo assuntos como ambiente de negócios e políticas públicas.

Abrindo o seminário, o diretor superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, destacou a importância dos temas debatidos no evento e do Programa Cidade Empreendedora, promovido pelo Sebrae e que irá ofertar capacitações, consultorias e apoio à promoção de políticas em eixos como compras públicas, legislação e educação empreendedora, contribuindo com as cadeias produtivas como agronegócio, indústria e turismo.

Os munícipios poderão acompanhar o monitoramento das ações e avanços da gestão do desenvolvimento no município a partir do game Cidade Empreendedora, que irá gerar um plano de ação para os municípios participantes. O superintendente destacou a relevância do seminário e do programa para incentivar as empresas e gestores locais.

“O seminário e o nosso programa são iniciativas importantes por tratar sobre empreendedorismo e alastrar em nossas cidades e na gestão pública esse conceito, sobretudo, para que tenhamos melhores ambientes de negócios para as nossas pequenas empresas que são a mola motriz da economia brasileira. São elas que geram a maioria dos empregos no país. Queremos contribuir para que o desempenho delas seja melhor, pois geram riquezas, ocupação e renda”, afirma Marcos Vieira.

No primeiro painel, com o tema ‘Cidades Empreendedoras: do Conceito à Prática — Como Implantar um Ambiente de Negócios com Foco no Desenvolvimento Econômico e Social’, a gerente de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Renata Fonseca, também abordou o Programa Cidade Empreendedora e como a iniciativa pode contribuir com os municípios.

Ela também falou sobre como o ambiente de negócios pode atrapalhar, caso tenha muita burocracia, ou pode ajudar quando os municípios possuem leis que desburocratizam as atividades das micro e pequenas empresas. Outros tópicos tratados pela gerente foram: a importância da Sala do Empreendedor bem estruturada para orientar os empresários; organizar e entregar novas demandas ao Sebrae; incentivo às compras públicas e programas que estimulam as compras da alimentação escolar da agricultura familiar.

Durante o seminário, também foi assinado pela prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa, ao lado de Marcos Vieira, o termo de adesão do município ao Programa Cidade Empreendedora. A prefeita ressaltou a importância da parceria para a melhoria do ambiente de negócios do município e da região.

“Acredito muito no potencial da minha terra e de toda a região. Acho que nós ainda podemos crescer bastante. Para isso, precisamos de grandes parcerias assim e, graças a Deus, nós temos. A nossa linda e acolhedora capital dos canions, a cada dia que passa se torna cada vez mais evidente, sobretudo pelo vanguardismo e pioneirismo, além do empreendedorismo despertado em sua gente e pela história ousada e criativa do nosso patrono. Empreender é gerar a marca de ter oportunidades”, pontua a prefeita.

Painéis

Outro participante do primeiro painel foi o CEO do Shopping da Vila, Jorge Cavalcante. Na oportunidade, ele trouxe dados sobre o estudo de viabilidade de construção do equipamento, que contará, inicialmente com 56 operações, entre lojas, restaurantes, cinema e centro médico. O Shopping, que ao seu redor traz um complexo formado por farmácias, loja de materiais de construção e quadras de beach tênis já funciona de forma parcial e deverá abrir novas lojas até o mês de maio.

O painel foi mediado pelo presidente do MAC, Luiz Otávio Gomes, que recordou a origem do seminário a partir da parceria estratégica com o Sebrae Alagoas e os motivos de ter escolhido Delmiro Gouveia para sediar a primeira edição. A próxima, ainda em 2022 deverá ser no município de Penedo.

“As micro e pequenas empresas são as propulsoras do desenvolvimento e, junto ao Sebrae, conseguimos trazer o que existe de melhor para esses negócios, para o nosso estado com o foco nelas. Junto à diretoria técnica, percebemos que esse projeto é importante para que, mais do que nunca, possamos sacolejar as cidades alagoanas e fazer com que cada uma entenda a importância do empreendedorismo. Delmiro Gouveia foi escolhida por estar no Alto Sertão e por já ser uma cidade empreendedora”, pontua.

O segundo painel, com o tema ‘Delmiro Gouveia Como Hub de Negócios — Tendências e oportunidades para a cidade e o Alto Sertão’, contou com as participações do secretário municipal de Turismo e Cultura de Delmiro Gouveia, Felipe Ferreira, abordando os avanços do turismo da região e do economista chefe do Instituto Fecomércio/AL, Victor Hortêncio, trazendo dados sobre a economia de Delmiro Gouveia.

Por fim, o painel ‘Políticas Públicas e Sociais com o Foco no Empreendedorismo: Visão, Objetivos, Iniciativas do Poder Público e da Academia’, contou com as participações do reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Josealdo Tonholo, trazendo dados sobre a desigualdade em Alagoas e no Brasil e como a universidade e a sociedade devem agir neste tempo de transição e novos paradigmas; do presidente da agência de fomento Desenvolve/AL, Humberto Lira, com as oportunidades de crédito para as MPE; e do diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages.

O diretor técnico destacou que com as mudanças e avanços tecnológicos, sobretudo da internet, todo negócio faz parte de um ecossistema e que empresas de cidades como Delmiro Gouveia, podem competir com negócios de outras partes do mundo, desde que seja construído um ambiente favorável com fomento ao conhecimento e educação empreendedora.

O evento Cidades Empreendedoras é uma realização do MAC com o patrocínio do Sebrae Alagoas e Prefeitura Municipal de Delmiro Gouveia e parceria estratégica com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL), Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e Shopping da Vila.

TRIBUNA HOJE

Foto: Assessoria